Palmas-TO, 23 de abril de 2024

WebMail

Central QualiTOPAMA

Compartilhe:

A Central QualiTOPAMA é um projeto que visa fortalecer a regionalização da saúde e a organização da Rede TOPAMA, a partir de um diagnóstico dos desafios no Sistema Único de Saúde (SUS) relacionados à Vigilância em Saúde (VS), entendida como integrante da Rede de Atenção à Saúde (RAS), objetivando uma melhor integração entre as ações e serviços de saúde. O projeto atua em 30 municípios da região conhecida como TOPAMA (que inclui Tocantins, Pará e Maranhão) e recebe apoio gerencial da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO).

O professor e coordenador da Central QualiTOPAMA, Dr. Paulo Fernando Martins, explica que o projeto desenvolve estratégias diagnósticas, formativas e tecnológicas, que beneficiam diretamente a população dos municípios, que assinam o termo de cooperação técnica. As estratégias diagnósticas servem de base para o desenvovimento das demais.
Dentre as ações pedagógicas, está a realização de oficinas e formações de educação em saúde, que são destinadas aos docentes e estudantes das redes municipais e estaduais, nas respectivas cidades, e abordam elementos e fatores que estão presentes no Programa de Qualificação das Ações em Vigilância em Saúde (PQAVS).

Já a solução tecnológica foi desenvolvida em parceria com a Acone, empresa contratada para a criação do software, que presta o serviço de instalação do painel TOPAMA de indicadores do PQA-VS, de implantação dos softwares sistema de vigilância sanitária, sistema agente de combate a endemia, sistema de indicadores da saúde da mulher e testagem de sífilis em gestantes.