Palmas-TO, 28 de março de 2024

WebMail

IAC apresenta Sistema Gestão de Alto Nível na Agrotins

Atualizado em: 10/05/2017 12h53

O Instituto de Atenção às Cidades em parceria com a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins- FAPTO está apresentando na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins – AGROTINS 2017, entre os dias 09 e 13 de maio, o Sistema de Gestão de Alto Nível.

O Sistema consiste no monitoramento em tempo real das vazões de captação de água em barramentos ou cursos d’água. O projeto está atualmente em implantação na Bacia Hidrográfica do Rio Formoso para assegurar a produção agrícola com menor dano ao meio ambiente.

Segundo o presidente do IAC, Felipe Marques, a solução permite o consumo consciente da energia e um uso racional da água permitindo a exploração de novas áreas, garantindo o uso sustentável e múltiplo dos recursos hídricos.

A solução proposta pelo IAC consiste na implantação de um medidor de vazão ultrassônico nas tubulações que captam a água por meio de bombas hidráulicas. A medida que a medição é realizada, os dados de vazão são coletados por um transmissor, denominado datalogger, que envia as medições para um servidor do IAC, localizado no Campus de Palmas da UFT, esses dados são disponibilizados na internet, permitindo o monitoramento por qualquer usuário a partir do endereço www.iacuft.org.br/agrotins.

De posse dos dados, a equipe de engenheiros e cientistas da computação realizam os estudos sobre a disponibilidade e a demanda hídrica, aplicando ferramentas de geoprocessamento, análise de padrões e inteligência artificial. Além disso, todos os pontos de medição possuem uma microusina solar que torna a solução de monitoramento energeticamente autônoma. O projeto tem como característica especial, a multidisciplinaridade entre as áreas de energia, tecnologia da informação, recursos hídricos e meio ambiente. A equipe conta com docentes e acadêmicos estagiários dos cursos de engenharia civil, engenharia ambiental, engenharia elétrica e ciência da computação da Universidade Federal do Tocantins (UFT).


Fotos: Acervo IAC

Fonte: Ascom – FAPTO