Palmas-TO, 24 de abril de 2024

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Relatório parcial da pesquisa longitudinal das escolas atendidas pelo PEC é apresentado aos técnicos da Secretaria da Educação

Atualizado em: 25/05/2017 17h16

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) apresentou nesta quarta-feira, 24, o resultado parcial da 1ª parte da pesquisa realizada no ano de 2016 nas escolas atendidas pelo Programa Estrada do Conhecimento (PEC) no Estado. O encontro teve o objetivo de analisar os resultados obtidos das ações realizadas com alunos, professores, coordenadores e gestores. Participaram do trabalho, a comissão do PEC/Seduc/PDRIS e equipe da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto).

O objetivo do estudo longitudinal é identificar o perfil diagnóstico dos estudantes da 1ª série do ensino médio com a aplicação dos instrumentos de perfil da avaliação cognitiva de diagnósticos dos componentes curriculares de língua portuguesa e matemática. A pesquisa ocorrerá no período de 4 anos.

Para Rosilene Lagares, coordenadora da pesquisa, a permanência dos sujeitos pesquisados permite resultado mais completo. “Vamos capturar o mesmo aluno no final do trabalho e fazer a mesma pergunta com a finalidade de perceber a evolução da pesquisa em um período de três anos. No 4º ano, queremos encontrar o mesmo aluno para verificar como ele está colocado socialmente como egresso do ensino médio”, disse.


Professora Rosilene Lagares, coordenadora da pesquisa longitudinal no ensino médio no Tocantins - Juliana Carneiro / Governo do Tocantins

As cidades atendidas pelo PEC são Aguiarnópolis, Aliança do Tocantins, Barrolândia, Colinas, Pugmil e Wanderlândia, situadas às margens da BR-153. Nesses municípios foram pesquisados, em seis escolas, 268 alunos, 13 coordenadores pedagógicos, seis diretores, sete professores de matemática, sete professores de língua portuguesa, sete salas de aula de matemática e sete salas de aula de matemática.

Foram aplicados questionários aos professores e diretores das seis unidades escolares, bem como acontecerá o acompanhamento da rotina e a organização do trabalho pedagógico com vistas à melhoria do ensino ofertado aos alunos do ensino médio.


Encontro de trabalho para análise da pesquisa longitudinal - Juliana Carneiro / Governo do Tocantins

Para Jucilene Borba, superintendente de Desenvolvimento da Educação, o estudo contribui para o planejamento. “Este estudo permitirá que a Seduc possa, em suas ações pedagógicas, realizar as intervenções necessárias para garantir o acesso, a permanência e o sucesso na aprendizagem dos alunos”, afirmou.


Professora Jucilene Borba, superintendente de Desenvolvimento da Educação - Juliana Carneiro / Governo do Tocantins

O PEC promove ações que garantem a permanência do aluno na escola, por meio de uma educação que viabilize o acesso à qualidade de vida e à inclusão social as crianças, adolescentes e jovens, além de estimular a criação de oportunidades que proporcionem trabalho e geração de renda a famílias em situação de vulnerabilidade social às margens da Rodovia Belém-Brasília.

O resultado do trabalho, que está em construção, aponta que muitos estudantes abandonam a escola por motivo de trabalho, desinteresse e às vezes por envolvimento com drogas. Para evitar a evasão, é preciso apresentar diálogos sobre a diversidade e sobre a igualdade social e tornar mais agradáveis as atividades escolares, por meio de um planejamento que incorpore o espírito de equipe, em vez de apenas cumprir tarefas pré-determinadas.


Fonte: Seduc