Palmas-TO, 18 de abril de 2024

WebMail

Pós-doutorado em Ciências Políticas na FGV com Bolsa da FAPESP

Atualizado em: 23/03/2018 10h25

O Centro de Política e Economia do Setor Público da Fundação Getúlio Vargas (Cepesp-FGV) está procurando candidatos para duas oportunidades de pós-doutorado com Bolsa da FAPESP.

Os selecionados participarão de pesquisas sobre padrões espaço-temporais em eleições proporcionais no Brasil e sobre a formação de listas eleitorais. O prazo de inscrições termina no dia 23 de março de 2018.

As oportunidades são para o Projeto Temático “As instituições políticas subnacionais: um estudo comparativo dos estados brasileiros”, coordenado pelo professor Ciro Biderman.

A primeira vaga tem por objetivos identificar tipologias de padrões eleitorais, analisar de que maneira as diferentes tipologias eleitorais identificadas se relacionam com variáveis políticas – como presença nos municípios de estruturas partidárias (diretórios e comissões) e de gastos em diferentes setores (educação, saúde etc.) – e analisar as eleições locais (municipais) a partir das informações associadas aos locais de votação para municípios em regiões metropolitanas.

A segunda vaga tem por objetivos compreender a formação das listas de candidatos às eleições proporcionais, quais atores interferem nesse processo, como as esferas local (municipal) e regional (estadual) dos partidos tomam parte desse jogo e quais os determinantes para as formações das coligações eleitorais em nível estadual.

Os interessados devem encaminhar carta indicando para qual das duas vagas está apresentando sua candidatura e descrevendo uma proposta preliminar de trabalho de no máximo seis páginas, uma carta de recomendação e curriculum vitae para: FGV-Cepesp, rua Itapeva, 286, 10º andar, São Paulo. As cartas de submissão de candidaturas também podem ser enviadas para o e-mail cepesp@fgv.br.

O processo seletivo contará com entrevista presencial, até dia 3 de abril. Candidatos residentes fora de São Paulo poderão requisitar a realização da entrevista via Skype. O resultado final da seleção será divulgado no dia 6 de abril.

Mais informações sobre as vagas estão disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/1958.

As vagas estão abertas a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades

Fonte: Agência FAPESP