Palmas-TO, 28 de março de 2024

WebMail

Dias das Mães: Momento de usar a criatividade para celebrar a data

Atualizado em: 29/05/2020 13h49

Neste próximo domingo, 10, será comemorado o Dia das Mães, mas desta vez a data deverá ser celebrada de forma diferente devido ao distanciamento social, que o momento requer. Para não perder o significado da data especial a tarefa é usar a criatividade para não deixar a comemoração passar em branco.

A psicóloga Isabella Lopes lembra que o distanciamento social não se resume a ter o comércio fechado ou aberto para a compra dos presentes, e sim uma atitude individual das pessoas e das famílias para prevenir a contaminação com o novo coronavírus. “Para além do aspecto comercial, essa data traz em si uma simbologia do afeto. Esse que se caracteriza por sentimentos, vivências que tem a capacidade de mover nossa mente e corpo de alguma forma e quando são positivos aumentam nossa potência de existir", reforça a profissional.

Isabella ressalta que os meios tecnológicos podem se mostrar ferramentas importantes. "Eles nos permitir demonstrar amor, estima, gratidão e respeito como um abraço virtual, uma chamada de vídeo, uma mensagem de carinho, enviando uma foto ou se declarando através de uma música. São atitudes simples que nos permitem afetar e ser afetados fortalecendo nossas relações", sugere.

A família da colaboradora da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), Wanessa Crosara, sabe bem o que é passar o dia das mães longe da sua genitora e do restante dos familiares. A família dela e do seu esposo mora em Goiânia, e pela distância e o período da data, eles não conseguem estar juntos na comemoração. Wanessa conta que aprendeu a se fazer presente neste dia. “Infelizmente, não consigo passar esta data com a minha mãe, pois não tenho como ir para Goiânia nesta época do ano. Mas dou o meu jeitinho. Já cheguei a mandar flores para ela. Liguei numa floricultura em Goiânia e pedi para entregar para ela certo ano. Em outros momentos, criei outras formas de prestigiá-la”, lembra acrescentando que o mais importante agora, é hora demonstrar o amor de maneira diferente, ficando em casa e mantendo o distanciamento social para preservar a saúde das pessoas que mais amamos.

Na Fapto, as homenagens às mães que são colaboradoras também foi feita de forma virtual. Durante toda esta semana, posts com fotos e mensagens criadas pelas próprias servidoras sobre o sentimento de ser mãe foram compartilhados nas redes sociais e transformados em momentos de celebração e carinho entre toda a equipe da Fundação.