Palmas-TO, 19 de abril de 2024

WebMail

Conselho de Administração da Fapto aprova prestação de contas referente ao exercício 2019

Atualizado em: 25/05/2020 17h30

A semana de trabalho na Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) começou na manhã desta segunda-feira, 25, com a reunião do Conselho de Administração da instituição. De forma virtual, a diretoria executiva da Fundação fez a prestação de contas do exercício 2019, que teve aprovação por unanimidade do corpo de conselheiros.

O diretor executivo da Fapto, Léo Araújo, aproveitou o momento para detalhar as atividades realizadas no decorrer de 2019, destacando os investimentos, estudos e pesquisas apoiadas. “Apresentamos por meio de números e projeções os projetos executados no decorrer dos 12 meses do ano”, destacando ainda a quantidade de projetos, prestações de contas encaminhadas, bolsistas em projetos, valor de compras realizadas, entre outros.

O diretor considerou também que apesar dos desafios enfrentados, a Fundação teve um excelente desempenho face ao cenário desfavorável no âmbito de investimento em Ciência, Tecnologia e Pesquisa no país. “Cientes que 2019 foi um ano de superação e muitos desafios, finalizamos este período com a sensação de dever cumprido, pois alcançamos resultados excepcionais, em meio ao um cenário de investimentos desfavorável para a área” lembrou.

Apoio Combate ao Covid-19

Na oportunidade, os membros do Conselho conheceram e debateram sobre o Projeto elaborado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) que apresenta as estratégias institucionais para a prevenção e o combate da pandemia da Covid-19. O Projeto será desenvolvido pela UFT com recursos proveniente do Ministério da Educação em parceria com a Fapto.

Em sua fala durante reunião, Léo Araújo, abordou sobre as dificuldades enfrentadas nesse momento de pandemia, e destacou a importância e a efetividade do projeto apresentado pela UFT. “Para a implementação das etapas do Projeto, a Fapto fará a doação do valor correspondente às despesas operacionais e administrativas ao projeto a título de contrapartida”, informou ao conselheiros.

Participaram da reunião os seguintes membros:
Professor Tarso da Costa Alvim – representando os diretores dos campi da UFT;
Professor Delson Henrique Gomes – representando a PROGRAD/UFT
Servidor Leonardo Peris – representando a PROAD/UFT
Servidor Anderson da Silva Muniz – representando os Técnicos Administrativos/UFT
Professor Zezuca Pereira da Silva – representando a FAET
Professor Fabio Lima de Albuquerque – representando o IFTO
Professor José Luiz Cabral da Silva Junior – representando a UNITINS
Amanda Araújo Barbosa Peres – representando a FIETO
Léo Araújo da Silva – diretor executivo da Fapto