Palmas-TO, 19 de abril de 2024

WebMail

Projeto TEA-TDIC produz videobook com discussões sobre autismo

Atualizado em: 16/12/2021 08h34

O Projeto Transtorno do Espectro Autista no âmbito das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TEA-TDIC) sintetizou, em formato de videobook, suas mais de cinquenta horas de material sobre diversos assuntos relacionados ao autismo produzidos em debates virtuais. Essas discussões contaram com a participação de especialistas e pessoas autistas e foram reunidas com o objetivo de oferecer mais informações à sociedade, podendo, assim, contribuir para a sua conscientização e melhoria.

O conteúdo do videobook é derivado de uma série de lives promovidas como ações de extensão do projeto, ao longo de cerca de um ano. De abril de 2020 a julho de 2021, ocorreram 29 palestras no total. Elas foram realizadas por meio de redes sociais e do canal do YouTube do projeto, onde continuam disponíveis.

Durante esses encontros, as temáticas abordadas foram o uso das tecnologias aliadas ao autismo, ferramentas tecnológicas de inclusão, acessibilidade e robótica educacional no desenvolvimento do autista. Para além do campo da educação, também foi dado enfoque aos impactos jurídicos da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência para aqueles com TEA, os desafios do diagnóstico e discussões sobre direitos humanos, gênero, mercado de trabalho e racismo com foco na realidade dos atípicos.

Projeto
O Projeto TEA-TDIC é desenvolvido pela Universidade Federal do Tocantins com o apoio da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico (Fapto) e busca promover a qualificação e o aprofundamento teórico-prático de professores da rede pública do Estado. Essa especialização ocorre a partir do fornecimento de instrumentos para a atuação desses profissionais junto aos alunos diagnosticados ou com suspeita do Transtorno do Espectro Autista, bem como para atuação com seus familiares e nas instituições educacionais.

Coordenada pelos professores George França e Kátia Rose Pinho, a iniciativa teve início em 2020. Apesar de recente, o projeto se estende além de suas ações de extensão e a realização de ciclo de palestras virtuais. Atualmente, o projeto conta com atividades de pesquisa em cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu. (Com informações da UFT)