Palmas-TO, 20 de abril de 2024

WebMail

Fapto participa do lançamento do novo módulo da Plataforma +Brasil, promovido pelo Ministério da Economia

Atualizado em: 04/01/2022 15h14

Técnicos da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) acompanharam na manhã desta terça-feira, 04, de forma virtual, o lançamento da nova Plataforma +Brasil, que será utilizada para os convênios de educação, ciência, tecnologia e inovação (ECTI).

Os convênios estão previstos no Decreto nº 8.240, de 21 de maio de 2014, e têm como finalidade o financiamento ou a execução de projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico e estímulo à inovação, com transferência de recursos financeiros ou não financeiros, tendo como partícipe IFES, ICT, fundações de apoio, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias e controladas, entidades privadas, com ou sem fins lucrativos, envolvendo a execução de projetos de interesse recíproco, podendo contar ainda com a participação de organizações sociais, que tenham contrato de gestão firmado com a União.

Para o assessor institucional da Fapto, Léo Araújo, a plataforma é uma demanda antiga das Fundações de Apoio. "A implantação da plataforma permitirá que todas as etapas do projeto sejam desenvolvidas dentro sistema, desde o chamamento público, proposta, plano de trabalho, execução, prestação de contas, dentre outras. Esta atividade permite ainda um acompanhamento em tempo real por parte dos órgãos de fiscalização e controle e da sociedade em geral", avalia o assessor.

Participaram do lançamento representantes do Ministério da Economia, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e da Controladoria-Geral da União (CGU). Na oportunidade, além do lançamento do módulo ECTI da Plataforma +Brasil também foi apresentada a Portaria Interministerial ME/CGU/MCTI/MEC nº 14.213/2021 que estabelece a operacionalização dos convênios de educação, ciência, tecnologia e inovação (ECTI) na Plataforma +Brasil.