Palmas-TO, 23 de abril de 2024

WebMail

Capacitação para criação e fortalecimento dos Conselhos e Fundos de Direitos das Pessoas Idosas começa dia 10

Atualizado em: 05/01/2022 15h53

Começa no dia 10 de janeiro, a partir das 8h, o Curso de Capacitação para criação e fortalecimento dos Conselhos e Fundos de Direitos das Pessoas Idosas – Tocantins. As aulas serão transmitidas pelo Google Meet aos inscritos na capacitação.

A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e a Universidade da Maturidade (UMA) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) com o apoio da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto).

No Tocantins, são 109 municípios que realizaram adesão ao Pacto Nacional dos Direitos das Pessoas Idosas (PNDPI) e vão participar do curso que tem como objetivo capacitar gestores para implementarem as principais políticas públicas que visam à promoção e à defesa dos direitos das pessoas idosas, ações estas previstas no Estatuto do Idoso, tendo, especificamente, propostas de ampliação de Conselhos dos Direitos das Pessoas Idosas, redução do índice de violência contra a pessoa idosa, entre outras.

A professora Neila Osório, que também é coordenadora da UMA e do PNDPI no Tocantins, lembra que o curso será ministrado de forma on-line a todos os municípios do estado. “Esse curso é uma oportunidade de realizarmos uma relação afetiva, de conhecimento e de experiência com todo o povo tocantinense e, desta forma, vamos construir uma política pública respeitando a realidade social dos nossos idosos”, reforçou a coordenadora.