Palmas-TO, 24 de abril de 2024

WebMail

Fapto reforça sobre cuidados contra a Covid-19 e Gripe

Atualizado em: 10/01/2022 16h23

A Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) reforça a necessidade de continuar usando máscaras sempre que estiver fora do ambiente familiar, procurar higienizar constantemente as mãos com álcool em gel ou lavá-las com água e sabão, além de manter ambientes bem arejados e ventilados. Conforme especialistas da área da saúde, estes cuidados que foram adotados desde o início da pandemia da Covid-19 não devem ser deixados de lado, pois são a principal forma de prevenção ao vírus da gripe, que teve sua circulação aumentada no país com a nova variante, a H3N2.

A orientação é que em caso de sintomas respiratórios leves, a pessoa deve se isolar e procurar o suporte dos serviços de Saúde, para ajudar a conter a transmissão do vírus, seja do novo coronavírus ou da influenza.

Covid-19 e Gripe

As duas doenças se manifestam com os mesmos sintomas: tosse, dor de garganta, febre, congestão nasal, perda do olfato ou paladar. A recomendação, nestes casos, é para as pessoas fazer isolamento e procurar apoio nos serviços de saúde.

Como evitar o contágio e transmissão

- Mantenha o uso da máscara facial sempre que não estiver no ambiente familiar;
- Evite aglomerações e ambientes fechados;
- Mantenha os ambientes ventilados e arejados;
- Não toque olhos, nariz e boca sem antes higienizar as mãos;
- Higienize as mãos frequentemente – com água e sabão ou álcool em gel 70%;
- Ao tossir ou espirrar, use o cotovelo para proteger o rosto.