Palmas-TO, 25 de abril de 2024

WebMail

Finep/MCTI lançam edital para promover o crescimento econômico e social da população da Amazônia

Atualizado em: 04/02/2022 09h26

A Finep e o MCTI lançam nesta sexta-feira, 4, na sede da Suframa – Superintendência da Zona Franca de Manaus, o edital Bioeconomia e Transformação Digital na Amazônia, que tem por objetivo promover o crescimento econômico e social sustentável da população que vive na Amazônia brasileira.

A chamada pública inédita irá destinar R$ 30 milhões de recursos de Subvenção Econômica para projetos de Inovação nos temas título – Bioeconomia e Transformação Digital - a serem desenvolvidos por empresas sediadas na região norte do País, que compreende os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

São elegíveis empresas de todos os portes. E embora as Instituições de Ciência e Tecnologia – ICTs somente possam integrar projetos como prestadoras de serviços para as proponentes ou coexecutoras, sua participação é um dado favorável na avaliação das propostas.

O Programa Finep/MCTI Amazônia, como o edital está sendo chamado, será executado em duas rodadas, como estratégia para ampliar a oportunidade de as empresas estruturarem seus projetos. A primeira, se inicia hoje, 2/02/2022, com valor de R$ 15 milhões e terá prazo para recebimento de propostas até 18/3/2022. A segunda rodada, de igual soma de recursos, recebe inscrições de 8 a 29/7/2022.

Segundo o diretor de Inovação da Finep, Otávio Augusto Burgardt, “com o lançamento do Programa Finep/MCTI Amazônia avançamos na integração do Sistema Nacional de Inovação e na redução de assimetrias regionais. O apoio a projetos nos temas Bioeconomia e Transformação Digital tem a capacidade de promover um crescimento econômico e social sustentável para a população que vive na Amazônia brasileira”.

A seleção dos temas da chamada foi produto de um trabalho prévio de identificação de lacunas e de potenciais nas empresas da região. Como explica Rodrigo da Silva de Lima, gerente do Departamento Regional do Norte e coordenador da elaboração do edital “esse programa foi resultado da articulação da Finep com importantes atores locais e consolida a atuação do escritório regional como instrumento da empresa na articulação de políticas públicas de Inovação com foco específico nas singularidades e competências únicas, encontradas na Amazônia”

A solenidade de lançamento acontece, às 16h30, de sexta-feira, no auditório da Suframa, na Avenida Ministro Mário Andreazza 1424, Distrito Industrial Manaus, mas o recebimento de propostas para a primeira rodada tem início hoje, 2/2/2022. O Edital, já disponível na página da Finep, traz todas as informações.

O evento será transmitido ao vivo nos canais Youtube do MCTI – www.youtube.com/mcti/live e da Suframa YouTube.com/SuframaNews As confirmações de inscrição devem ser encaminhadas para eventos@suframa.gov.br