Palmas-TO, 29 de março de 2024

WebMail

Fapto e especialistas da UFT buscam novas parcerias para ampliar capacitações das empresas tocantinenses

Atualizado em: 21/02/2022 10h14

Representantes da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) e especialistas que participaram do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) que também são docentes da Universidade Federal do Tocantins (UFT) estiveram reunidos no final de semana passada, com o secretário da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Carlos Humberto Lima e técnicos do órgão para apresentar o perfil e a potencialidade das cinquenta e duas empresas do Tocantins receberam nos últimos dois anos, capacitações para exportação e promoção do comércio exterior. As capacitações foram promovidas através da Fapto em parceria com a Apex Brasil.

Na ocasião, o ex monitor do PEIEX no Tocantins, Jan Marcel Lacerda e professor de Relações Internacionais da Universidade Federal do Tocantins (UFT), compartilhou com os gestores os resultados e os casos de sucesso durante a implementação do Programa no Estado, destacou a relevância da parceria do Governo do Estado para as empresas aumentem os espaços no mercado de exportação. “Em 24 meses tivemos o privilégio de oferecer 453 capacitações para as micro, médias empresas e indústrias. Com essas capacitações, empresas do nosso Estado se tornaram aptas a participar do comércio exterior. O encontro de hoje é para ampliar o convênio, através da parceria com o poder público estadual, visando criar novas linhas para exportação”, conta o professor.

Em 2021, a indústria do Tocantins exportou US$ 3 milhões em produtos. Para os especialistas do Núcleo do Programa de Qualificação para Exportação, o montante é expressivo, levando em consideração o número de empresas que se habilitam a atuar neste mercado. Jan Lacerda, destacou que 20% das empresas capacitadas tiveram prospecção no mercado externo. “A capacitação é ofertada justamente para ampliar o número de empresas qualificadas e habilitadas para a exportação. A intenção é expandir o mercado de produtos fabricados no Tocantins para outros países”, avaliou o monitor.

O professor de Relações Internacionais da UFT, Italo Beltrão Sposito, lembrou que o PEIEX tem uma história de resultados positivos em todo o país, e segundo ele, no Tocantins não foi diferente. “Os resultados foram positivos, tivemos muito êxito com a grande maioria das empresas capacitadas. A intenção é promover novas capacitações no Tocantins, como Workshops sobre os Caminhos para a exportação, entre outros aspectos para inserção no mercado exterior”, disse o professor.


O Peiex
O Programa oferece o acompanhamento da empresa por um especialista que vai até a empresa e faz o diagnóstico do ramo, a identificação de melhorias a serem implantadas e a avaliação do preparo da empresa para a exportação. Este processo oferece soluções e auxílio nas áreas de administração estratégica, capital humano, finanças e custos, vendas e marketing do produto, manufatura e comércio exterior.