Palmas-TO, 19 de abril de 2024

WebMail

Projeto TEA-TDIC disponibiliza download do livro com estudos e desenvolvimento para alunos autistas em escolas públicas

Atualizado em: 21/02/2022 12h29

Está disponível o livro Autismo: Tecnologias e formação de professores para a escola pública, disponível para download gratuitamente neste link https://www.instagram.com/tv/CaF97qAlUpe/?utm_medium=copy_link.

O exemplar contém quatorze artigos científicos sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação voltados para a interlocução no processo ensino-aprendizagem nas escolas. A publicação foi produzida durante o Curso de Extensão em Atendimento Educacional Especializado (AEE), com foco nas docências Intelectual e Múltipla Sensorial, promovido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc-TO).

O coordenador geral do Projeto de Pesquisa e Extensão: Transtorno do Espectro Autista (TEA) no âmbito das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), George França, conta que o livro faz parte de uma das várias ações do Projeto TEA-TDIC, da UFT com o apoio da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), que reúne ideias com vistas a uma educação cada vez melhor, bem construída na perspectiva de se consolidar as estratégias de uma escola inclusiva, com uma educação especial voltada aos anseios dos seus alunos e, consequentemente, da sociedade representada fundamentalmente pelas famílias, que se deparam com o desafio da boa formação dos seus filhos.

Os artigos reunidos no livro são de autores diversos e abordam assuntos como: A experiência do primeiro curso de especialização em Transtorno do Espectro Autista no âmbito das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TEA TDIC; as práticas pedagógicas com crianças que possuem o TEA na educação infantil; autismo, evolução normativa e organizações de apoio no Tocantins; a formação de professores e o TEA; crianças surdas autistas na escola; as intervenções com tecnologia para autismo; robôs como suporte às intervenções baseadas em aba para o TEA; aplicativos educacionais como ferramentas de auxílio ao aluno com autismo; entre outros.

Para os organizadores do livro e coordenadores do Projeto TEA-TDIC, professores George França e Kátia Rose Pinho, a publicação representa uma fase muito importante do projeto, cujas ações são inovadoras e tende a se tornar uma referência no que diz respeito ao estudo e desenvolvimento de tecnologias para serem aplicados no atendimento de alunos autistas pelas escolas.