Palmas-TO, 07 de julho de 2022

WebMail

UFT abre 780 vagas para cursos de graduação EAD

Atualizado em: 09/05/2022 10h00

O mundo mudou, a revolução digital avançou e transformou ainda mais vários aspectos da sociedade depois da pandemia. E essa inovação não foi diferente na educação, ela veio para ficar e beneficiar os alunos. A modalidade de Educação a Distância (EAD), existente desde o século 19, passou por avanços, quebrou tabus e com tecnologias e ferramentas de aprendizagem cada vez mais apuradas, deixam as aulas acessíveis e atrativas, permitindo que o aluno faça o seu horário e adquira novas habilidades com a qualidade do presencial. O aluno ganha tempo e conhecimento em busca de uma nova profissão!

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) também faz parte deste movimento há anos ofertando cursos de EAD em dezenove polos espalhados pelo estado. Só para esse semestre, estão sendo disponibilizadas 780 vagas, distribuídas entre os cursos de Música, Química, Física, Biologia e Matemática. De acordo com o edital de seleção, as vagas serão distribuídas nas modalidades de concorrência: Reserva Legal de Vagas, Ações Afirmativas UFT e Ampla Concorrência (AC).

Suzana Gilioli, diretora de Tecnologias Educacionais da UFT, explica que as atividades dos cursos acontecem via Ambiente Virtual Moodle e as provas são presenciais nos polos. “São marcados, conforme a natureza do curso e cronograma definido pela Coordenação, encontros presenciais e aulas nos Laboratórios, no caso dos cursos de Química, Física e Biologia. Os professores são da UFT somente, sendo os mesmos que trabalham nos cursos da modalidade presencial, todos Mestres e Doutores”.

Seleção
Os interessados devem se inscrever no período de 18 de abril de 2022 a 11 de maio de 2022. O valor da taxa de inscrição é de R$120,00. Os candidatos que queiram solicitar a taxa de isenção têm o prazo de 18 a 20 de abril para o fazerem.

As provas serão realizadas no dia 05 de junho, presencialmente, nos polos em que os cursos serão ofertados, em etapa única para todos os cursos. Conforme o documento, as provas de Conhecimentos serão constituídas de 30 questões objetivas, no formato de múltipla escolha.

Para o curso de Música mais 10 questões de Língua Portuguesa, 05 de Matemática e 15 questões de Noções de Teoria Musical. Para os cursos de Química, Física, Biologia e Matemática terão mais 10 questões de Língua Portuguesa, 05 questões de Matemática, 05 questões de Biologia, 05 de Química e 05 de Física.

Abaixo você confere o edital de seleção com todos os detalhes do processo, bem como o quadro com o número de vagas disponíveis por cada polo/curso.

Processo seletivo para ingresso em cursos EAD2022.2  (com informações da UFT)