Palmas-TO, 07 de julho de 2022

WebMail

Projeto Controla + amplia estudos do uso de agrotóxicos no controle de pragas, doenças e plantas daninhas

Atualizado em: 11/05/2022 08h46

Para ampliar a capacitação e aumentar a inserção no mercado de trabalho dos estudantes de ciências agrárias do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), um novo projeto começou a ser executado por um grupo de pesquisadores do Instituto, em parceria com empresas privadas que atuam no Estado. Apoiado pela Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto, o projeto Controla + possibilita a realização de estudos do uso de agrotóxicos no controle de pragas, doenças e plantas daninhas, destinados a atender a Safra de Grãos 2021/2022.

De acordo com o professor e coordenador do projeto, Jardel Barbosa, as pesquisas desenvolvidas pelos alunos sob a sua supervisão, vão ajudar na verificação de praticabilidade agronômica em relação às condições climáticas do Tocantins.

Jardel explica ainda, que as informações extraídas durante as etapas da pesquisa, podem mapear os comportamentos dos principais agentes controladores de pragas e doenças. "Entendemos que atender demandas de serviço especializado dos agentes empregadores do agronegócio nos torna mais capacitados e próximos ao setor produtivo, e com isso podemos contribuir aumentando as oportunidades para nossos estudantes”, acredita o professor lembrando que o projeto Controla + foi idealizado para consolidar a atuação do IFTO como referência em pesquisa aplicada na área de agrárias.

Em fase de implementação em duas grandes multinacionais do ramo de cultivo e exportação de grãos, o Controla +, tem como foco atender empresas privadas do setor agropecuário para o desenvolvimento de novos defensivos agrícolas. “Queremos estreitar as relações institucionais com a iniciativa privada, potencializando e facilitando o ingresso de nossos estudantes ao mercado de trabalho, além de melhorar a qualidade do ensino produzindo conhecimento sobre as mais atuais ferramentas de manejo de pragas, doenças e plantas daninhas”, destacou o coordenador.

Professor Jardel espera que o Controla + facilite a expansão dos contatos com os agentes do agronegócio, com as empresas aptas para oferecer estágio aos discentes dos cursos do eixo de recursos naturais, estimule outros pesquisadores a captar recursos e a se relacionar com as empresas do agronegócio.

Agrotins 2022

As etapas do Projeto Controla + e como ele será desenvolvido está sendo apresentado no estande do IFTO, dentro da programação da 22ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), que acontece de 10 a 14 de maio deste ano.