Palmas-TO, 25 de abril de 2024

WebMail

Equipe da Fapto participa do 1º Fórum Nacional das Fundações de Apoio

Atualizado em: 27/07/2022 16h57

Colaboradores da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) estão participando de forma virtual da programação do 1º Fórum Nacional das Fundações de Apoio, que nesta edição está acontecendo no formato híbrido (online e presencial). O evento que é promovido pelo Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES) teve início nesta quarta-feira, 27, e segue até amanhã, 28, na sede Fundação Coppetec, vinculada à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Rio de Janeiro.

Além da Fapto, que representa o Tocantins no Fórum, mais de 70 fundações de apoio de IFES e ICTs estão participando do evento, sendo mais de 20 presencialmente. De acordo com a organização do Fórum, a expectativa é de que todas as entidades participem contribuindo para fortalecer mais o debate em prol da área da ciência, tecnologia e inovação do País.

Impressões
Para a coordenadora de Compras da Fapto, a contadora Priscila Oliveira, avalia que até o momento todos os temas abordados pelos palestrantes agregaram bastante para a área que atua na Fundação. “A fala do professor Carlos Ari sobre a segurança jurídica atribuída às Fundações foi muito esclarecedora, principalmente por reforçar sobre os instrumentos adequados a serem utilizados pelas fundações. Na palestra sobre regulamentação patrimonial, muitas novidades foram apresentadas. O tema foi tratado de forma aprofundado, principalmente sobre Endowments, e por fim sobre rendimentos tributáveis no quesito bolsas, trouxe muitos pontos da legislação importantes”, destacou a coordenadora, acrescentando que os debates plantaram inúmeras sementinhas de indagações.

A assessora jurídica da Fapto, advogada Marília Gabrielle, reforça que a troca de conhecimentos passados pelos palestrantes traz mais segurança na atuação da Fundação de Apoio nos seus diversos setores, sendo possível melhor entendimento sobre legislações e funcionamento da instituição. “Os temas trazidos pelo Fórum Nacional do Confies são temas que contam a história da origem de uma Fundação de Apoio, até a legislação cabível para o pagamento de bolsas, por exemplo, sendo um aprimoramento de grande valia para cada colaborador que atua no crescimento da instituição”, acredita.

A diretora técnica da Fapto, Fernanda Fernandes, que está acompanhando o evento desde o começo, elogiou os temas escolhidos para os debates durante o Fórum. “As abordagens dos palestrantes são os nossos principais gargalos para a gestão, concessão de recursos e bolsas para estudos e o desenvolvimento de projetos de pesquisa. O reforço sobre o Marco Legal para as universidades não perderem suas próprias receitas, foi outro ponto necessário ser relembrando neste momento”, avaliou a diretora.