Palmas-TO, 18 de abril de 2024

WebMail

Aberto Edital para selecionar 20 empresas que receberão capacitação para exportação

Atualizado em: 22/08/2022 18h25

A Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) está com edital aberto para selecionar as 20 primeiras empresas tocantinenses com potencial de exportação para participar do Projeto Tocantins pelo Mundo, que será promovido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), com apoio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços do Estado (SICS).

O Tocantins pelo Mundo vai oferecer a preparação das empresas pequenas e de médio porte, para a exportação de seus produtos e serviços. Durante dois anos (3 ciclos de 8 meses cada), o Projeto irá desenvolver uma série de workshops empresariais para exportação de produtos e serviços ofertados aqui no Estado, com ênfase na aplicação prática voltada para as especificidades da região e das empresas

Para participar do ciclo de capacitações do Projeto, a empresa deverá efetuar a inscrição através deste endereço eletrônico italo@uft.edu.br enviando uma cópia para janmarcellacerda@uft.edu.br, com identificação do assunto: Edital Nº 01/2022. Vale lembrar que a inscrição deverá ser feita por meio de pessoa jurídica, constituída com CNPJ e sediada no Estado do Tocantins, e que esteja atualmente em operação com a venda de produtos e/ou serviços no mercado.

Dentre os workshops empresariais que serão executados pelo projeto Tocantins pelo Mundo para empresas selecionadas, estão: Padrão e qualidade internacional de produtos; Valoração dos produtos em mercados internacionais; Contato com potenciais empresas de Logística Internacional; Contato com despachantes aduaneiros; Exporta fácil: Correios; Compreendendo os procedimentos da Receita Federal para exportação; Bancos, linhas de crédito e operadores de câmbio; Contato com as comerciais exportadoras e trading companies; Preparação e dicas para rodadas de negócios e feiras internacionais: como montar uma narrativa comercial.

Novas vagas
O projeto visa preparar 60 (sessenta) empresas tocantinenses para exportação, por meio de 3 (três) ciclos de workshops empresariais com 20 (vinte) empresas cada e duração de oito meses. A previsão da primeira turma selecionada é para setembro deste ano.

Para o coordenador do Projeto, professor Dr Ítalo Sposito, a concepção é atuar de forma prática em procedimentos do comércio exterior, propiciando às empresas do Tocantins uma aproximação aos mercados internacionais e aos seus operadores (empresas de logística internacional, despachantes aduaneiros, comerciais exportadoras, trading companies, Receita Federal, Bancos, Correios e serviços de courrier internacional).

Mais informações veja no Edital.