Palmas-TO, 18 de abril de 2024

WebMail

Fapto é autorizada a ser a Fundação de Apoio da UFTN

Atualizado em: 06/09/2022 16h55

A Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) foi autorizada para atuar como Fundação de Apoio da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Com a autorização publicada pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) no Diário Oficial da União (DOU), por meio da Portaria Conjunta nº 151, publicada nesta terça-feira, 06, a instituição passa a ter plenas condições práticas e jurídicas de “assumir de maneira efetiva o papel de apoiar a Universidade em seus projetos de ensino, pesquisa e tecnologia e extensão.

Para o diretor-geral da Fapto, Léo Araújo, ter a UFNT como mais uma instituição apoiada pela Fapto, nos estimula ainda mais a trabalhar de forma qualificada para fortalecer a pesquisa e os projetos da educação superior. “A aprovação da Fapto como Fundação de Apoio da mais nova universidade pública do estado vem em consonância com o seu planejamento estratégico e formal, que traz como característica institucional “difusão da ciência” e a expansão do ensino”, observa o gestor reafirmando o compromisso de buscar gerar e difundir conhecimentos científicos, tecnológicos e culturais da UFNT como tem sido feito com as demais instituições apoiadas.

Com a autorização, a fundação terá a missão de apoiar os projetos de ensino, pesquisa e extensão nas diversas áreas de conhecimento e desenvolvimento institucional, científico e tecnológico.

Léo Araújo destaca ainda os benefícios que devem advir do novo formato jurídico da UFNT com o apoio da Fapto. “Ao assumir a gestão de alguns projetos da Universidade, os pesquisadores irão ganhar mais agilidade e tempo para acompanhar de perto as etapas das pesquisas, gerando mais interesse do corpo docente em conduzir projetos pela instituição”, acredita o diretor.

O papel da Fapto para a UFNT
A Fapto tem natureza jurídica privada e sem fins lucrativos “criadas para viabilizar, de maneira ágil e eficiente, a relação entre a academia, por meio das universidades e dos institutos de pesquisa, e a sociedade, por meio de empresas e das organizações sociais, intermediada pela ação integradora do poder público municipal, estadual e nacional”, segundo definição do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies).

A Fapto dá suporte em projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico e estímulo à inovação, inclusive na gestão administrativa e financeira às seguintes instituições: Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e agora Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).