Palmas-TO, 28 de março de 2024

WebMail

Fapto conhece proposta de atuação da Agência de Inovação da UFT

Atualizado em: 15/09/2022 18h04

Nesta quinta-feira, 15, professores e técnicos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) que vão atuar na Agência de Inovação (Inovato) da instituição se reuniram com o diretor-geral da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins, Léo Araújo, para apresentar o formato que a Inovato adotará para ampliar a política de inovação através da utilização do conhecimento científico, tecnológico e cultural produzido na universidade.

Na ocasião, foi abordado também com o diretor-geral a parceria que a Agência pretende firmar com a Fapto, para aumentar as possibilidades de captação de recursos para projetos nas áreas de tecnologia e inovação da UFT. “A Inovato será mais uma importante iniciativa da Universidade para preservar e estimular o patrimônio intelectual produzido pela comunidade acadêmica. A Fapto estará de portas abertas para apoiar a Agência juntamente com os docentes, alunos e funcionários na elaboração de projetos, ajudando na captação de recursos e também na gestão de novas parcerias com os diversos setores, inclusive da iniciativa privada”, destacou o diretor.

Para a professora Claudia Auler que conduziu a reunião e apresentou o formato da Inovato, uma das metas da Agência é oferecer suporte técnico, gerencial e formação complementar aos pesquisadores da UFT. “Queremos estimular a transferência de tecnologias, buscando cada dia mais colocá-las à disposição da sociedade e difundindo assim a inovação”, pontuou a professora.

A Agência de Inovação da UFT será lançada oficialmente em cerimônia no próximo dia 29, às 9h, no Auditório Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuica), no Câmpus de Palmas.