Palmas-TO, 29 de março de 2024

WebMail

Moradores de Colméia são convidados a participar da apresentação do diagnóstico do Plano Municipal de Saneamento Básico

Atualizado em: 21/09/2022 08h31

A comunidade da cidade de Colméia, situada na região norte do Tocantins, está sendo convidada pela equipe técnica da Universidade Federal do Tocantins (UFT) para conhecer nesta próxima quinta-feira, 22, às 9h, o diagnóstico do Plano Municipal de Saneamento Básico do Tocantins – PMSB do município, que é uma das etapas da construção do plano. Para participar, o morador não precisa sair de casa, pois basta acessar a página no YouTube pelo endereço pmsbtocantins, e mandar mensagens para ingressar no debate que irá receber um link de participação.

De acordo com o coordenador do Projeto para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), professor Aurélio Picanço, a presença dos moradores é fundamental para que o PMSB que vem sendo produzido pela equipe de pesquisadores da UFT, através do Termo de Execução Descentralizada (TED) com a Fundação Nacional da Saúde (Funasa) seja apresentando e também para que os técnicos possam ouvir e sentir a percepção da comunidade de Colméia. “É importante que os moradores que vivem o dia a dia da cidade nos ajude a construir um plano de forma participativa para que possamos retratar de forma real a situação do saneamento básico da cidade” observa o coordenador lembrando que o projeto conta com a parceria com Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto)

Dentre os aspectos que fazem parte do PMSB estão o abastecimento de água, drenagem, esgoto sanitário e o destino do lixo.

Colméia será mais um dos 22 municípios tocantinenses que receberá a Elaboração do Plano de Saneamento Básico do Tocantins – PMSB.