Palmas-TO, 28 de março de 2024

WebMail

Formação de Talentos: Alunos recebem treinamento para desenvolvimento de softwares

Atualizado em: 19/10/2022 17h35

Pensando em atender o mercado que demanda profissionais qualificados para o processo de projeto e desenvolvimento de sistemas em diferentes plataformas, com técnicas e práticas mais atualizadas, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) deu início este mês ao Projeto Formação de Talentos que vai treinar na primeira etapa oito estudantes de tecnologia da informação ou áreas afins.

Para conhecer de perto como o treinamento vem acontecendo, o diretor-geral da Fapto, Léo Araújo, esteve na tarde desta quarta-feira, 19, reunido com a equipe da Empresa CRP Tecnologia parceira do projeto, alunos e monitores que irão acompanhar o grupo durante cinco meses. “Este projeto é mais uma iniciativa de estimular a pesquisa e a extensão dentro das instituições de ensino. Agora, a formação extra ofertada pelo IFTO vai para os alunos de níveis médio e superior, de diferentes instituições. Durante o período do treinamento, cada um deles receberá uma bolsa para que possam se manter disponíveis para o projeto”, lembrou o diretor.

Para o reitor do IFTO, Antônio Luz Júnior, o projeto vai fomentar a tecnologia no Estado, pois com tecnologia bem aplicada, o Tocantins não terá fronteira. “Os nossos estudantes podem estar daqui, trabalhando com um ecossistema gigante de tecnologia e prestando serviço pro Brasil e pro mundo. E tem muita demanda”, observa o reitor.

De acordo com o diretor da CRP Tecnologia, Ricardo Nascimento, a empresa sempre buscou essa oportunidade de contribuir com as instituições de ensino que ofertam cursos na área de tecnologia e inovação. Nascimento, conta que desta vez, a parceria com o IFTO resultou em um grande projeto que será treinar pessoas para torná-las desenvolvedores de softwares. “Através desta parceria estamos viabilizando esse projeto que contribuirá para o mercado de TI, tanto no estado quanto para outras regiões do país. Sabemos da quantidade de vagas em aberto por falta de profissionais mais capacitados. Ao final de cinco meses, todos eles que estão inseridos no treinamento, serão contratados”, disse o diretor.

No treinamento na prática
Bem ambientados ao espaço de treinamento disponibilizado pela Empresa CRP parceira do projeto, os estudantes selecionados já estão trabalhando no desenvolvimento de algumas etapas para a instalação de Sistemas, projetando, conhecendo a parte documental e específica para a implantação de alguns sistemas computacionais de informação.

A coordenadora do projeto pela empresa de tecnologia, Sara Pereira Fernandes, conta que os estudantes vão aprender desde o processo de criação, desenvolvimento de um produto, pré-venda, até a entrega final ao cliente.

A graduanda do curso de Sistema de Informação da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Ster Montereis, acredita que o treinamento vai ajudar na sua formação profissional. “Vejo essa oportunidade como uma extensão super positiva ao meu aprendizado, porque aqui estou aprendendo coisas que vão me lapidar profissionalmente” falou a estudante entusiasmada.