Palmas-TO, 28 de março de 2024

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Projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão em educação do Campo aproxima comunidade de Tocantinópolis da Universidade

Para finalizar o ano de 2022, convidamos você para conhecer um pouco sobre o trabalho realizado pelo Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em educação do Campo, Artes e Música (Lepecam) e o que ele vem oferecendo para dezenas de tocantinenses que vivem no Bico do Papagaio, região norte do Tocantins. Com atividades que incentivam a arte, cultura e a música, professores e alunos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Artes e Música da Universidade Federal do Tocantins (UFT), no Câmpus de Tocantinópolis, estão fazendo a diferença na região.

Segundo o coordenador do Projeto, professor Dr. Leon de Paula, o curso, desde a sua implantação, tem a proposta de contribuir no desenvolvimento da região do Bico do Papagaio ao promover a Educação numa perspectiva humanizadora, a partir do diálogo entre as comunidades dos povos do campo, das águas, das florestas e a Universidade. “Esse posicionamento nos permitiu desenvolver ações e atividades em conjunto com esses povos, auxiliando-os em seu desenvolvimento sociocultural, de modo que eles se apropriem de conhecimentos, práticas e técnicas que historicamente sempre foram lhes colocados como "inacessíveis", deixando-os inclusive, à margem dos processos de desenvolvimento (financeiro, sociocultural, político, etc”, descreveu o professor.

Ainda de acordo com Leon, durante as etapas do Projeto foi possível observar os impactos positivos que as ações realizadas proporcionaram à comunidade da cidade de Tocantinópolis e dos municípios vizinhos. O professor conta que as atividades do Curso de Educação do Campo tiveram início em meio ao período pandêmico, o que trouxe uma série de restrições, inclusive o isolamento, que foi recomendado pelas autoridades sanitárias. Mesmo tendo este momento como cenário, os bolsistas do Projeto foram acionados para que, de maneira permanente, estivessem como monitores dentro do próprio Curso para atuarem como facilitadores na inclusão digital, visto que a maioria dos alunos é oriunda das chamadas “populações do campo, e muitos deles não têm familiaridade com a tecnologia requisitada naquele momento, o que minimizou, em certo sentido, a evasão de alunos do curso”, conta o coordenador.

Outro fator importante que ocorreu durante o curso foi a vinculação de alguns alunos como bolsistas do projeto que possibilitou que todos eles tivessem uma segurança financeira, ainda que por tempo limitado, uma vez que na pandemia muitos perderam seus empregos.

Com força tarefa e o empenho dos alunos e professores, do corpo técnico da Universidade e da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), foi possível desenvolver ações e atividades em conjunto com a comunidade daquela região. “Ao aproximar a Universidade, principalmente, da comunidade, boas oportunidades surgiram, através de atividades e práticas saudáveis. Este movimento, ajudou para que eles se tornassem mais autossuficientes, melhorando as condições das famílias e dos moradores em geral”, observou Leon.

Do outro lado da história, o Curso de Licenciatura em Educação do Campo - Linguagens e Códigos: Artes e Música, está atualmente melhor estruturado, pois houve por meio do Projeto a aquisição de material permanente e equipamentos para os laboratórios de Música, Artes Visuais e Teatro. “Os primeiros equipamentos de alto desempenho para atender os ambientes didático-pedagógicos do Curso já estão disponíveis para investigações e experimentações na área de códigos e linguagens estéticas", revela o professor Leon com entusiasmo.

Produção do Curso de Licenciatura
Divididos em equipes de produção, os alunos trabalharam de forma integrada umas às outras, com foco em atender as necessidades evidentes do território. Nesse exercício, o grupo de universitários apresentaram seus saberes e juntos criaram possibilidades de resolução de parte das demandas local. “ A soma desses saberes é o que validava o conjunto das ações do projeto, tornando o aluno alguém que, em sua trajetória para a sua própria formação, experimenta eticamente o sentido de produção a partir da construção desse saber e desse fazer”, avaliou Leon.

O Curso conta com uma equipe composta por 24 bolsistas ligados diretamente ao Projeto, um técnico administrativo educacional, um coordenador, e mais 14 professores do curso de Educação do Campo.