Palmas-TO, 24 de abril de 2024

WebMail

Novos membros do Conselho de Administração da Fapto são empossados

Atualizado em: 27/01/2023 16h38

Os novos membros do Conselho de Administração (Consad) da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) tomaram posse na tarde desta sexta-feira, 27, durante a primeira Reunião Ordinária do Conselho em 2023, que ocorreu de forma virtual.

Durante a reunião, o presidente do Conselho Prof Aurélio Vaz de Melo apresentou os nomes indicados pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), conforme previsto no Art. 16, I, do Estatuto e na Resolução do Consad nº 01/2017, sendo eles os professores Rosilene Lagares, Jan Marcel de Almeida Freitas Lacerda, Elvio Quirino Pereira e Cleiton Silva Ferreira Milagres.

O presidente do Conselho de Administração, aproveitou o momento para apresentar as principais atribuições dos conselheiros e abriu o espaço para que os novos membros fizessem uma fala.

A professora da UFT, Dra Rosilene Lagares, falou da satisfação em contribuir com o trabalho do Conselho e da nova experiência de poder acompanhar o trabalho da Fundação de Apoio com um outro olhar. “Estou agradecida pela oportunidade e pretendo oferecer a minha experiência como pesquisadora e docente para a atuação da Fapto”, disse a nova conselheira.

O diretor-geral da Fapto, Léo Araújo, saudou os novos membros e pediu a colaboração e participação dos membros nas decisões da gestão da Fundação. Em seguida, Araújo fez uma apresentação institucional da Fundação, destacando suas principais ações dos dois últimos anos.

O Consad
O Conselho é formado por representantes das instituições de ensino superior apoiadas pela Fapto, do setor produtivo e da comunidade técnico-científica (acadêmica). O Consad da Fundação de Apoio é um órgão normativo e deliberativo e, dentre outras, tem como competência: propor a política da Fundação nos aspectos, administrativo, financeiro, técnico-científico e de inovação de acordo com suas finalidades; aprovar o Plano Anual de Atividades da instituição, contendo a proposta orçamentária apresentada pela sua Diretoria Executiva; apreciar e aprovar a política de pessoal, patrimonial e financeira; apreciar e aprovar os relatórios anuais de prestação de contas das atividades; propor ações que fortaleçam a atuação da Fapto no apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico e à inovação; decidir sobre os programas e projetos apoiados, bem como a modalidade de financiamento adotada em cada caso e aprovar acordos, convênios, contratos, acordos de parcelamento de débito e outras formas de parcerias a serem firmadas.

Primeira Reunião - Após a solenidade de posse, os membros do Conselho seguiram a pauta para a primeira reunião ordinária que tratou das demandas e etapas dos projetos que estão em andamento e também das novas parcerias da Fapto.

Conselheiros
Aurélio Vaz de Melo - Presidente - Extensão e Cultura/UFT
Fabrícia Rocha Chaves Miotto - Conselheiro Área de Pesquisa / UFT
Mac David da Silva Pinto - Conselheiro - Área de Ensino de Graduação / UFT
Cleber Decarli de Assis - Conselheiro - IFTO
Vinícius Augusto de Oliveira Silva - Conselheiro - UNITINS
José Roberto Fernandes - Conselheiro - FIETO/ Entidades Empresariais
Suzana Gilioli da Costa Nunes - Conselheira - Representante indicada pelos Diretores dos câmpus/UFT

Novos Conselheiros
Rosilene Lagares
Jan Marcel de Almeida Freitas Lacerda
Elvio Quirino Pereira
Cleiton Silva Ferreira Milagres