Palmas-TO, 29 de março de 2024

WebMail

Fapto é credenciada como Fundação de Apoio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)

Atualizado em: 27/02/2023 12h55

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) é a mais nova instituição que a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) irá atuar como Fundação de Apoio. A Portaria Conjunta nº 10, do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que autoriza, foi publicada no Diário Oficial da União nº 036, de 22 de fevereiro deste ano.

Com o credenciamento autorizado, a Fapto passa a ter plenas condições práticas e jurídicas de “assumir de maneira efetiva o papel de apoiar a Ebserh em seus projetos – desde a formulação até a gestão, passando pela captação de recursos.

Segundo o diretora técnica da Fapto, Fernanda Fernandes, a autorização da Fundação apoiar a maior rede de hospitais públicos do Brasil, a Ebserh, ocorre na esteira de um trabalho que vem sendo realizado nos últimos anos de fortalecimento das parcerias com grandes empresas e instituições. “O nosso olhar enquanto Fundação de Apoio será na valorização dos projetos e atividades desenvolvidas pela Empresa, além de ampliar as oportunidades de produção de conhecimento aliada às atividades de ensino, pesquisa e extensão que a Ebserh desenvolve", cita a diretora reforçando que o trabalho será feito em consonância com o planejamento estratégico da Ebserh.

A Ebserh
Foi criada por meio da Lei nº 12.550, de 15 de dezembro de 2011, como uma empresa pública vinculada ao Ministério da Educação (MEC), com a finalidade de prestar serviços gratuitos de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade, assim como prestar às instituições públicas federais de ensino ou instituições congêneres serviços de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, ao ensino-aprendizagem e à formação de pessoas no campo da saúde pública.

Trata-se da maior rede de hospitais públicos do Brasil. Suas atividades unem dois dos maiores desafios do país, educação e saúde, melhorando a qualidade de vida de milhões de brasileiros, por meio da atuação de uma rede que inclui o órgão central da empresa e 40 Hospitais Universitários Federais (HUFs), que exercem a função de centros de referência de média e alta complexidade para o Sistema Único de Saúde (SUS) e um papel de destaque para a sociedade.

Dada a sua finalidade, é uma empresa estatal 100% dependente da União e cumpre o seu dever de prestar serviços de assistência à saúde de forma integral e exclusivamente inseridos no âmbito do SUS, observando a autonomia universitária.

O papel da Fapto
A Fapto é uma instituição de natureza jurídica privada e sem fins lucrativos, criada para viabilizar, de maneira ágil e eficiente, a relação entre a academia, por meio das universidades e dos institutos de pesquisa, e a sociedade, por meio de empresas e das organizações sociais, intermediada pela ação integradora do poder público municipal, estadual e nacional.