Palmas-TO, 25 de abril de 2024

WebMail

Fapto participa da abertura das atividades do Mestrado profissional em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos

Atualizado em: 07/03/2023 09h03

As atividades acadêmicas da 10ª turma do Mestrado Profissional em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (PPJDH) promovido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT) e a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) tiveram início esta semana.

O diretor-geral da Fapto, Léo Araújo, participou da Aula Magna que contou com a presença do desembargador Marco Villas Boas, diretor geral da Esmat; do professor doutor Eduardo Winter, coordenador de programas profissionais – interdisciplinares da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); e das visitas do desembargador Cristóvão Suter, diretor da Escola do Poder Judiciário de Roraima, e de Felipe Diogo Jácome Queiroz, coordenador acadêmico daquela instituição.

Segundo o professor doutor Gustavo Paschoal, coordenador do Mestrado, este ano o Programa chega à sua 10ª turma acadêmica, vislumbrando agora a possibilidade de oferta de processo seletivo para o Doutorado específico no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos.
“Nós já submetemos uma proposta para o doutorado, estamos aguardando o retorno da Capes, ou seja, este ano realmente promete muito para todos nós. Acredito que vai ser um ano muito promissor não para o mestrado em si, mas para o Programa. Conseguimos o conceito 4, e com este conceito podemos pleitear o Programa de Doutorado, o que já foi feito no mês de dezembro de 2022. Estamos apenas aguardando as informações vindas da Capes”, lembrou.

Para o desembargador Marco Villas Boas, diretor geral da Esmat, ao longo dos anos, o PPJDH rompeu fronteiras acadêmicas.

“O Programa é internacionalizado; nós temos relações com diversas academias, desde às da América do Norte, América Latina, Europa, África, Ásia, daí essa nossa responsabilidade em torno da qualidade, motivo pelo qual, evidentemente, temos o compromisso com a Pesquisa, com os pesquisadores e principalmente com a sociedade”, ressaltou. (Com informações da Esmat)