Palmas-TO, 25 de abril de 2024

WebMail

Pesquisadores da UFT estão na final da etapa América Latina do ICT Competition

Atualizado em: 10/03/2023 10h45

Pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) que compõem o Instituto de Atenção às Cidades (IAC/UFT) estão concorrendo na final da etapa América Latina do ICT Competition, programa destinado a estudantes universitários do mundo todo que fazem parte do Huawei ICT Academy. No início desta semana, eles estiveram em São Paulo - capital, realizando as atividades na trilha de Cloud.

A competição mundial é composta por três fases, a primeira é a fase nacional que aconteceu no final do ano de 2022, e a equipe IAC/UFT ficou em primeiro lugar do Brasil inteiro, na categoria Nuvem.

Por esse desempenho, hoje o grupo concorre com outras universidades da América, como México, Argentina, Chile, Peru, Bolívia, Colômbia e toda a região do Caribe. O resultado das avaliações está sendo processado e o resultado final será consolidado pela Huawei da China, com previsão de anúncio do vencedor para os próximos dias.

Professor Humberto Xavier do Curso de Engenharia Elétrica da UFT que coordena o grupo de pesquisadores, conta que a expectativa para um bom desempenho é grande, mas adianta que o desafio é bem duro e difícil. “A etapa América Latina acabou sendo um teste de resistência, o grupo ficou a tarde inteira desenvolvendo e trabalhando nas atividades propostas. Esperamos alcançar o nosso objetivo que é chegar à fase mundial”, relata.

O Programa ICT Competition oferece conhecimento e estimula o aprimoramento de estudantes para o mercado futuro. Foi criado em 2015, com o intuito de fornecer aos alunos uma plataforma para estudar, trocar ideias, aprimorar conhecimentos e habilidades práticas em TIC e estimular o pensamento criativo dos participantes em novas tecnologias e plataformas. O evento competitivo é mais uma iniciativa para fomentar a formação de talentos. No Brasil, participam estudantes de mais de 200 instituições de ensino que fazem parte do ICT Academy, programa global da Huawei que oferece cursos de certificação reconhecidos pelo mercado de trabalho.