Palmas-TO, 28 de março de 2024

WebMail

Workshop: Profissionais do IFTO de Paraíso tiram dúvidas sobre elaboração de Projetos com a Fapto

Atualizado em: 24/03/2023 15h54

Com o auditório do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), do Câmpus de Paraíso, cheio de professores e técnicos da instituição, os diretores da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) apresentaram durante esta última quinta-feira, 23, as etapas e técnicas para elaboração e formatação de projetos nas áreas de Ensino, Pesquisa, Extensão, Desenvolvimento Institucional e Estímulo à Inovação.

O diretor-geral, Léo Araújo, falou sobre a atuação da Fundação, abrindo espaço para que os presentes tirassem dúvidas sobre os procedimentos internos adotados pela instituição em relação a captação de recursos. “A Fapto está aberta e preparada para contribuir com os pesquisadores do IFTO. Queremos mostrar como essa parceria pode ser construída e os resultados positivos que ela trará”, falou o diretor.

Durante a apresentação, a diretora técnica da Fapto, Fernanda Fernandes, explicou sobre as possibilidades e fontes para a captação de recursos, da elaboração detalhada de um projeto e do plano de trabalho, e como a Fundação de Apoio pode contribuir com as etapas do desenvolvimento de cada projeto. “Foi mais uma oportunidade de estreitar a relação com o Instituto Federal, que é uma instituição apoiada pela Fapto, seus pesquisadores, professores e o corpo de técnicos que lá atuam. Falamos como a Fundação trabalha, apresentamos as possibilidades de captação de recursos para viabilizar um projeto, abordamos as questões dos aspectos legais relacionados à captação de recursos e a atuação dos servidores tanto docente como técnico na gestão e execução desses projetos”, citou a diretora.

Para o pró-reitor, professor Milton Flores, a Fapto fornece suporte administrativo e financeiro aos projetos do Instituto. “Para a execução de projetos de pesquisa, ensino e extensão este apoio se torna importante, devido a agilidade que o pesquisador ganha. Com a apresentação de hoje, foi mostrado aos nossos servidores que esse apoio pode ser estendido também para a captação de recursos, bem como o gerenciamento mais ágil e flexível dos mesmos”, destacou o representante do IFTO.