Notícia de 06/11/2024

Fapto recebe coordenadores de projeto para encontro anual
Feiras e Eventos
Postado em 06/11/2024 às 16:17 Atualizado em 07/11/2024 às 10:00

Fapto recebe coordenadores de projeto para encontro anual

A Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) realizou na manhã desta quarta-feira, 6, o Encontro Anual de Coordenadores de Projetos. Participaram do encontro coordenadores de projetos do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). 

Na edição de 2024, o Encontro Anual de Coordenadores de Projeto, trouxe como palestrante o biomédico com habilitação em biopsicologia e patologia clínicas,  e fundador do primeiro e maior laboratório de neuromarketing da américa latina, Marcelo Peruzzo, que abordou o tema “Transformando Projetos de Pesquisa em Impacto Social e Resultados para o Mercado".

Durante a palestra, Marcelo destacou que deve dar importância não apenas para os números  e sim para os benefícios que estes projetos trazem para a sociedade. “Muitas iniciativas que estão sendo realizadas no país são frutos de projetos de pesquisa”, concluiu. 

A programação do Encontro contou ainda com a apresentação do diretor-geral da Fapto, Léo Araújo, que falou sobre o trabalho da instituição durante o ano, as melhorias que estão sendo implantadas e também a apresentação do resultado da Pesquisa de Satisfação 2024. “Entre as melhorias estão as capacitações realizadas, o novo plano de cargos, carreiras e salários e o lançamento FIA, sistema de inteligência artificial para atendimento de forma ágil e eficaz”, destacou. 

O vice-reitor da UFT,  Marcelo Leineker, apontou  sobre a importância dos projetos no desenvolvimento do Estado. “Os projetos fazem diferença para toda sociedade e para o Tocantins. O trabalho que vocês têm desenvolvido ao longo desses anos tem dado resultado na mudança desse cenário, uma vez que isso se reflete nos últimos rankings em que o Tocantins se destaca como um estado de oportunidades, como um estado que tem se destacado também em fatores educacionais, saúde, investimentos e outros. 

Na ocasião, os coordenadores conheceram em primeira mão o novo layout do Manual do Coordenador, versão web. A gerente executiva da Fapto, Priscila Oliveira, explicou que a nova versão foi pensada para facilitar as principais informações no gerenciamento dos projetos. " A nova versão possui links que direcionam para os principais serviços, contatos com analistas e também para o formulário de prestação de contas de diárias, que agora pode ser feito de forma on-line”, disse. 

Prêmio Boas Práticas 

Neste ano, a grande novidade do Encontro Anual de Coordenadores de Projetos foi o prêmio Excelência em Boas Práticas nas Coordenações de Projetos Fapto. A premiação tem como objetivo identificar as boas práticas  e criar um manual que será transformado em metodologia nos processos de gestão de projetos. 

O coordenador, Rogério Nunes, que teve a melhor prática avaliada, falou da importância da ferramenta que ele produziu para acompanhamento e automatização de seu projeto. "Essa solução permite integrar dados do projeto e gerar relatórios precisos, facilitando o acompanhamento de processos e a programação de parcelas, além de ser replicável para outras áreas de gestão", explicou.

Práticas premiadas 

O primeiro prêmio Excelência em Boas Práticas na Coordenação de Projetos Fapto premiou as seguintes iniciativas: 

1º Lugar: Rogério Nogueira.
Boa Prática: Ferramenta para Gestão de Relatórios Técnicos. 

2º Lugar: Humberto Xavier
Boa Prática: utilização ferramentas de gestão e controle das atividades como Asana e Github;
Boa Prática: repositório na nuvem bem organizado com toda documentação e histórico do projeto.

3º Lugar: Renata Ferreira
Boa Prática: planilha orçamentária (cronograma físico financeiro associado às metas de execução do projeto)
Boa Prática: Divulgação (produção  de vídeos, reportagens e criação de um  instagran para o projeto)

 

Outras Notícias

Tem um projeto?
Nós podemos ajudar.

Fale com um especialista