Palmas-TO, 25 de abril de 2024

WebMail

Colaboradores da Fapto participam do 4º Congresso Nacional das Fundações de Apoio

Atualizado em: 29/11/2021 11h27

Colaboradores da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) estão participando de forma virtual do 4º Congresso Nacional das Fundações de Apoio que teve início nesta segunda-feira, 29, e segue até o dia 1º de dezembro deste ano. Durante a programação do evento, várias lideranças da ciência e tecnologia, como a presidente da Fiocruz, Nisia Trindade, e o presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), Rodrigo Zanin estarão presentes nas atividades.

O Congresso que é uma realização do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (CONFIES) reunirá ainda, na mesa de abertura, o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro, ex-ministro da Educação.

Para o diretor substituto da Fapto, Osmundo Guimarães, que está também participando da programação do Congresso, o evento é mais um momento para que as fundações de apoio compartilhem suas atividades, a gestão dos projetos, os recursos e as maneiras de conduzir as instituições buscando ampliar a oferta de projetos de pesquisa e inovação. “Passamos estes dois últimos anos, por crise orçamentária da ciência em todo o país. As fundações sentiram este impacto. Este encontro é mais uma forma de fortalecer as instituições federais de ensino e pesquisa/ fundações de apoio com perspectivas positivas para o ano de 2022”, acredita o diretor.

Participam ainda neste primeiro dia de Congresso, o vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), o reitor Ricardo Fonseca; e o ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Celso Pansera, diretor da ICTBr. Além do Secretário de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcelo Marcos Morales. O debate será ministrado pelo presidente do CONFIES, Fernando Peregrino.

O evento 100% online e gratuito será transmitido pela plataforma: https://congresso-confies.encontrodigital.com.br