Palmas-TO, 17 de junho de 2024

WebMail

Concurso Literário sobre a Pessoa Idosa prorroga as inscrições

Atualizado em: 31/10/2022 15h05

Promovido pela Universidade da Maturidade (UMA) – Programa de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT) – e Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, por intermédio da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNDPI/MMFDH) o Concurso Literário que tem como tema “O papel da pessoa idosa no século XXI”, teve suas inscrições prorrogadas até dia 11 de novembro.

O edital nº 1 – Concurso de Redação é direcionado aos estudantes do ensino médio da rede pública e tem como finalidade conhecer como os jovens brasileiros enxergam e interagem com as pessoas idosas e despertar, neles, a conscientização de que o envelhecimento é um caminho natural para todos. Já o edital nº2 – Concurso de Crônicas, dirigido a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, visa incentivar a produção literária desse público e contribuir para o envelhecimento ativo e saudável.

A premiação, para ambos os concursos, varia de R$2 mil a R$8 mil por obra literária, dependendo da colocação conquistada. Serão premiadas as cinco melhores redações, bem como, as cinco melhores crônicas e, além do valor em dinheiro, os autores serão convidados para participar pessoalmente da cerimônia de premiação em Brasília (DF), a ser realizada após o período de defeso eleitoral.

Intergeracionalidade

A iniciativa dos prêmios literários visa celebrar a década de 2021 a 2030, instituída como “Década do Envelhecimento Saudável”, conforme declarado na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). Diversas iniciativas serão realizadas, como parte da Década, para mudar a forma como pensamos, sentimos e agimos em relação à idade e ao envelhecimento; facilitar a capacidade das pessoas idosas de participar e de contribuir com a comunidade e a sociedade; prestar atenção integrada e serviços de saúde primários que atendam às necessidades do indivíduo; e prover acesso aos cuidados de longa duração para pessoas idosas que deles necessitem. Editais disponíveis no link https://bit.ly/3W4gN6j