Palmas-TO, 19 de abril de 2024

WebMail

Diretor-Geral da Fapto conhece modelo de gestão das Fundações de Apoio de Goiás

Atualizado em: 04/11/2022 16h41

O diretor-geral da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), Léo Araújo, conheceu nesta sexta-feira, 04, na capital de Goiás, Goiânia, o modelo de gestão adotado pela Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) entidade ligada à Universidade Federal de Goiás (UFG), da Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural – Fundação RTVE e também da Fundação de Desenvolvimento de Tecnópolis – FUNTEC, entidade privada sem fins lucrativos que apoia e estimula a ciência e a inovação tecnológica no Estado.

Durante as visitas o diretor foi recepcionado pelas equipes gestoras de cada uma das Fundações, que de forma acolhedora apresentaram a dinâmica de atuação e gestão de projetos de pesquisa, ensino, extensão e inovação tecnológica seguidas pelas instituições.

A primeira agenda foi na Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), onde a diretora executiva, Prof.ª Dra Sandramara Matias Chaves, fez questão de acompanhar Léo Araújo pelos departamentos da Fundação e apresentar a equipe técnica e as áreas de trabalho da Funape. “Nossa atuação tem como foco o desenvolvimento regional. Buscamos promover, incentivar, motivar, fomentar e coordenar projetos, aprimorando tecnologias dos mais variados setores da sociedade, numa ação contínua e articulada com os nossos parceiros”, contou a diretora.

Na sequência, Araújo esteve com o presidente e a diretoria executiva da FUNTEC, momento que teve a oportunidade de conhecer de perto a atuação do escritório de negócios da instituição. “Educar para a inovação é uma tarefa árdua que exige comprometimento, conhecimento e liderança. Aqui na Funtec, fomentamos a inovação, por meio de parcerias com várias instituições do Estado de Goiás”, disse o presidente da Funtec, Pedro Luiz da Costa Oliveira.

Com larga experiência em gestão administrativa e financeira de projetos de ensino, a Fundação RTVE que possui a concessão da TV UFG foi a última Fundação visitada pelo diretor da Fapto. Lá, ele conheceu a estrutura da emissora educativa e cultural, que abrange Goiânia e outras cidades de Goiás. “Além da TV, a RTVE oferece também diversos serviços relacionados à produção audiovisual para as instituições de ensino parceiras. A RTVE faz gestão de projetos de alta complexidade pois já tem a expertise em importações de equipamentos de alto custo”, destacou a diretora executiva Silvana Coleta.

De acordo com o diretor-geral, Léo Araújo, as visitas foram bastante proveitosas. “Volto para o Tocantins sabendo que estamos no caminho certo, mas que podemos ampliar ainda mais os nossos serviços. Os encontros também possibilitaram que a Fapto fortaleça novas parcerias com as três instituições visitadas”, avaliou Araújo.