Palmas-TO, 19 de abril de 2024

WebMail

5° Congresso Nacional do CONFIES acontece nos dias 17 e 18 novembro

Atualizado em: 14/11/2022 10h23

Entre os dias 17 e 18 de novembro, acontece o 5° Congresso Nacional do Conselho Nacional das Instituições de Ensino e Institutos de Pesquisa (CONFIES), que será realizado no Othon Palace, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Organizado pelo CONFIES, o evento será palco de debate sobre as restrições orçamentárias para ciência e tecnologia, entre outros pontos.

O congresso de 2022 será o 1º evento presencial do Conselho desde o início da covid-19. Também haverá participação pela plataforma online. As inscrições estão abertas e são realizadas pelo e-mail: confies@confies.org.br. Mais informações pelo telefone 21 96614 – 1610.

Entre os palestrantes confirmados para mesa solene para discutir as restrições de recursos para ciência estão o vice-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carlos Frederico Rocha; a presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Nader; o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro; e a pesquisadora Ana Tereza Ribeiro, representante da SBPC no RJ.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Paulo Alvim, é um dos convidados para o Congresso. Também participará da mesa solene o presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Vinícius Soares.

Outro destaque da programação é a discussão sobre o aumento da burocracia que emperra o desenvolvimento científico e tecnológico nacional. Para falar sobre o tema “Hipertrofia do Controle e a Pesquisa”, o CONFIES convidou a advogada Mariana Vilella, do Observatório do Tribunal de Contas da União (TCU), que é um projeto de pesquisa permanente do Grupo Público da FGV Direito SP, em parceria com a Sociedade Brasileira de Direito Público.

Serão dois dias de debate sobre o sistema nacional de ciência e tecnologia do País.