Palmas-TO, 19 de abril de 2024

WebMail

Novo integrante da Fapto, José Pereira Guimarães Neto, recebe certificado de "Mérito Universitário"

Atualizado em: 13/12/2022 16h11

O novo integrante da equipe de gestão da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), o contador José Pereira Guimarães Neto, recebeu nesta última segunda-feira, 12, durante a reunião do Conselho Universitário (Consuni), o certificado “Mérito Universitário” concedido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). A homenagem outorgada pelo reitor Luís Eduardo Bovolato é mais um reconhecimento pelos 19 anos de dedicação e serviços prestados pelo ex-servidor da UFT, que se aposentou em novembro deste ano.

Guimarães, como é conhecido por todos os colegas, começou sua carreira no serviço público federal na Universidade de Brasília, em 1983.
Ele foi redistribuído para a Universidade Federal de Goiás em 1989, e para a UFT em 2003. Assim, foi um dos primeiros servidores do quadro permanente da Universidade e, também, o primeiro servidor técnico-administrativo a assumir um cargo na gestão superior da UFT, onde foi Diretor Financeiro, Pró-Reitor de Administração e Finanças e, cedido para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foi Superintendente do Hospital de Doenças Tropicais, o hospital universitário da UFT, hoje pertencente à Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e também a Fapto. Como diretor-administrativo, Guimarães colaborou, ainda, na elaboração do estatuto e na implantação da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), instituição onde segue atuando após a aposentadoria pela UFT.

Durante a cerimônia de outorga, Bovolato, enalteceu as contribuições de Guimarães à UFT, que se destacou no desempenho de diversas funções, e lembrou dos desafios do período da implantação do hospital universitário em Araguaína, quando o reitor era, então, diretor do câmpus da Universidade naquele município. “Diante dessa grande trajetória profissional, a UFT tem muito a agradecer a este servidor que tanto entregou à nossa Instituição”, disse, lembrando que, por suas atividades na Fapto, Guimarães não deve se afastar completamente da Universidade.

Emoção e satisfação
Emocionado, Guimarães, que acompanhou toda a reunião do Consuni, recebeu o carinho e a admiração dos colegas. “Passa um filme na cabeça da gente... quantas reuniões eu participei na função pública que eu desempenhava e o quanto que eu aprendi nesse conselho, sobre assuntos que eu não conhecia porque eram fora da minha área. Quando eu cheguei aqui em 2003 a UFT era uma universidade em que tudo estava para ser feito. E uma universidade que começou ao avesso, pois nós tínhamos os alunos, mas não tínhamos professores nem técnicos. Foi um imenso desafio, mas foi algo gostoso de ser feito porque nós tínhamos um propósito, e hoje a gente vê com satisfação que a Universidade se solidificou dentro do nosso estado”, disse ele, ao agradecer a homenagem. “Meu sentimento é de gratidão, pois eu recebi muito mais do que dei para essa Instituição”, finalizou. (Com informações da UFT)