Palmas-TO, 18 de abril de 2024

WebMail

Servidores do Ministério da Saúde aprovam cursos de línguas ofertados pelo Centro de Idiomas Digital da UFT

Atualizado em: 14/02/2023 09h17

O Centro de Idiomas Digital da Universidade Federal do Tocantins (CI/UFT) comemora a excelente avaliação dos cursos de línguas ofertados em 2021 e 2022, para os servidores do Ministério da Saúde do Brasil. Disponibilizado através de um projeto com o Governo Federal, o CI Digital UFT atendeu 300 alunos servidores federais em nível nacional durante três semestres letivos consecutivos, em duas modalidades de cursos de língua inglesa: Instrumental e Regular.

Na avaliação elaborada pelo grupo, a média de satisfação dos alunos é de quase 95%. Outro ponto bem avaliado pelos ex-alunos foi o material didático e a metodologia usada durante as aulas. Quase 90% dos servidores que receberam o curso pelo Centro de Idiomas Digital UFT, consideraram como ótimo esses dois pontos. Questionados sobre a chance de sugerir os cursos para outras pessoas, quase 100% dos alunos afirmaram que sim sobre a indicação.

Para a coordenadora do Centro de Idiomas Digital da UFT, Thelma Lage, o diferencial está na didática adotada pelos professores que priorizam a excelência na metodologia ensino-aprendizagem dos idiomas. “Recebemos com muita satisfação a avaliação super positiva dos servidores do Ministério da Saúde do Brasil que participaram dos nossos cursos. O Centro de Idiomas Digital da UFT tem se consolidado em nível nacional, potencializando o papel da universidade nos conhecimentos extra-acadêmicos”, destaca reforçando a relevância desta avaliação para a instituição.

Com a avaliação positiva, o Ministério da Saúde já sinalizou a expansão do projeto para este ano. “Acreditamos que novas turmas de servidores federais também terão a oportunidade de ingressar em nossos cursos no decorrer de 2023”, antecipou a coordenadora.

Cursos abertos à comunidade

Thelma explica ainda que o Centro de Idiomas Digital da UFT disponibiliza tanto à comunidade acadêmica quanto à comunidade em geral, cursos de línguas estrangeiras de Língua Inglesa, Francesa e Espanhola. "O CI Digital UFT se fortalece e consolida cada vez mais em nível nacional, levando o grande potencial da Universidade Federal do Tocantins não somente enquanto Instituição de Ensino, mas também como incentivadora e provedora de conhecimentos extra-acadêmicos", acredita a coordenadora.

Equipe qualificada

O Projeto do Centro de Idiomas Digital UFT conduzido pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UFT, tem a parceria com a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto). Destaca-se por seu quadro qualificado de professores com ampla experiência no ensino de línguas estrangeiras, cujas funções exercidas junto ao projeto são cuidadosa e minuciosamente planejadas por sua coordenação pedagógica visando caminhar em consonância com as ações de internacionalização da universidade.

Como funciona

Além dos cursos regulares ofertados no decorrer do semestre letivo, ofertados na modalidade 100% online, são ofertados também os cursos de verão e intensivos nos meses de janeiro e julho respectivamente. Os referidos cursos têm a finalidade de acelerar o aprendizado em pontos específicos dos idiomas com foco para a prática oral da língua, incentivando o aprendizado e a constante atualização da mesma. “A prestação de serviços de qualidade e o comprometimento com sua equipe e a sociedade são valores fundamentais da UFT”, avalia a coordenadora.