Palmas-TO, 29 de março de 2024

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Rede ColaborAção Tocantins auxilia na gestão escolar das unidades públicas de ensino e na formação dos professores

Atualizado em: 16/02/2023 11h41

Diante do cenário pandêmico causado pela Covid-19 em 2020, profissionais de instituições de ensino superior, órgãos públicos e entidades ligadas à educação formaram a Rede ColaborAção Tocantins (RCT), para promover através do Programa de Formação, Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação ações que garantissem uma educação pública inclusiva e de qualidade para alunos do Estado do Tocantins.

Professores da área da educação ligados à Universidade Federal do Tocantins (UFT), com o apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Tocantins (Undime/TO), Ministério Público Estadual do Tocantins (MPE/TO), Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ministério da Educação (MEC) e da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) se juntaram e mapearam as principais demandas relacionadas às carências e necessidades dos municípios tocantinenses relacionadas à gestão na educação.

Com o Programa de Institucionalização e Gestão dos Sistemas Municipais de Ensino/Educação (Prisme) e o Projeto EducaTO que são interinstitucionais, os municípios do Tocantins receberam apoio no processo de gestão e na parte pedagógica, com foco no fortalecimento das aprendizagens, em virtude das fragilidades agravadas pelo período de pandemia no país.

Como atua a Rede ColaborAção
A Rede de ColaborAção Tocantins atua através da adesão do município ao Programa. Depois da assinatura do Termo de Adesão pelos municípios, o trabalho de apoio e consultoria inicia. Em 2020, aderiram à Rede 128 municípios, com 1200 cursistas. Já no ano de 2021, foram 135 municípios, com 10.000 cursistas e em 2022, 116 municípios com, aproximadamente, 8 mil cursistas, distribuídos no Projeto EducaTO e o PRISME.

Autonomia para os gestores
De acordo com o coordenador geral da Rede ColaborAção Tocantins (RCT, professor Leonardo Victor dos Santos, os gestores municipais tiveram a autonomia na formulação, implementação e avaliação das políticas públicas educacionais, com base no regime de colaboração e pacto federativo .“ A RCT está atuando há quatro anos no apoio aos processos de gestão, ensino e aprendizagem no âmbito da educação municipal e nesse tempo a rede de instituições colaboradoras foi construída. A adesão dos municípios e o elevado número de cursistas demonstram a consolidação da Rede como o maior Programa de Formação Continuada do Estado do Tocantins, com profissionais altamente reconhecidos, especialistas em educação municipal, com metodologia própria e gestão colegiada, assentada nos princípios legais da gestão democrática do ensino público, direito social à educação, autonomia federativa, regime de colaboração e qualidade da educação pública” descreveu o coordenador.

O coordenador ainda destaca a competência e seriedade do trabalho da Fapto na gestão administrativa e financeira da RCT, uma vez que favorece que os profissionais da Rede se preocupem com os aspectos relacionados à formação, acompanhamento, monitoramento e avaliação, tanto nas atividades do Programa Prisme, quanto ao Projeto EducaTO.