Palmas-TO, 24 de abril de 2024

WebMail

Projeto que oferta Capacitação em Inteligência Artificial recebe novos equipamentos para laboratório

Atualizado em: 20/04/2023 11h19

O Projeto que oferta Capacitação em TIC - Inteligência Artificial do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) recebeu novos equipamentos para o laboratório. A aquisição do quadro interativo Idea Hub, quatro switches L3 de 24 portas e trinta routers wi-fi 6 foi feita através da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) e entregue no final da semana passada aos coordenadores do TIC.

Com as novas ferramentas o Projeto de capacitação na área de inteligência artificial terá a possibilidade de melhorar a oferta dos conteúdos ministrados durante os cursos, que envolvem a parte teórica de inteligência artificial e a parte introdutória de implementação, que segundo os professores que atuam no TIC, precisa de infraestrutura e conectividade para acessar os recursos que estão na nuvem.

De acordo com o professor Claudio Monteiro, para melhorar a metodologia das aulas e ampliar a conectividade do laboratório, o quadro digital ajudará de forma significativa a interatividade das aulas. “Conseguiremos fazer a transmissão, gravação e interação com os usuários através do quadro digital e os equipamentos recebidos agora, vão aperfeiçoar o projeto de instalação dele dentro do laboratório. Com isso a capacidade de acesso à internet vai aumentar, fazendo com que a gente consiga melhores resultados de transmissão e melhor desempenho na execução dos programas que são necessários para a implementação de algumas atividades para o estudantes”, pontuou.

Monteiro explica que o Projeto TIC consiste em uma capacitação de inteligência artificial aberta a toda sociedade. O curso é dividido em turmas, ou seja, são quatro turmas iguais, ofertadas durante um mês, com quarenta horas/aula. “Com os equipamentos vamos melhorar bastante a didática e a metodologia das aulas. A previsão é que para as próximas turmas a nova infraestrutura já será usada”, revelou o professor.