Palmas-TO, 25 de abril de 2024

WebMail

Equipe da Unitins aproveita workshop para tirar dúvidas sobre captação de recursos para projetos

Atualizado em: 25/04/2023 18h03

Pesquisadores, professores e outros profissionais que atuam na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) participaram na tarde desta terça-feira, 25, do Workshop sobre “Elaboração e Formatação de Projetos de Ensino, Pesquisa, Extensão, Desenvolvimento Institucional e Estímulo à Inovação”, promovido pela Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto). O evento, que aconteceu no auditório da Sede Administrativa da Universidade, em Palmas, contou com a parceria com o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unitins.

Além de apresentar de forma bem prática e didática sobre os caminhos que a instituição de ensino pode seguir para pleitear verbas financeiras, o diretor-geral da Fapto, Léo Araújo e a diretora técnica, Fernanda Fernandes, também apresentaram as linhas de assessoramento da Fundação e o formato de gerenciamento de serviços que identifica oportunidades de captação de recursos destinados ao incentivo da pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Léo Araújo explicou sobre os instrumentos jurídicos celebrados entre a Unitins e a Fapto, além dos convênios, acordos de parcerias, e afins, que faculta a Fundação de prestar apoio a programas, ações, projetos e atividades, inclusive de natureza infraestrutural, material e laboratorial, além da gestão administrativa e financeira dos projetos. “Hoje, estamos aqui para reforçar a parceria da Fapto com a Universidade e potencializar a cooperação entre a comunidade acadêmica com a base científica e tecnológica, para o desenvolvimento de projetos e ações que tragam benefícios e levem à melhoria da atuação da universidade no cumprimento eficiente e eficaz de sua missão institucional”, falou o diretor.

Pesquisadores e professores aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas sobre a relação da Unitins com a Fapto, da aquisição de equipamentos, materiais e a contratação de pessoal, pagamento de bolsas, entre outros aspectos.

A diretora técnica da Fapto, Fernanda Fernandes, compartilhou com os presentes sobre alguns passos na hora da elaboração do plano de trabalho de projetos, para facilitar nas etapas de execução, aquisições e prestação de contas ao final da pesquisa. “A Fundações de Apoio possui um importante papel em dar suporte a projetos de pesquisa, ensino, extensão e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico. E a Fapto vem atuando na gestão de diversos projetos da Unitins dando suporte às pesquisas em várias áreas, por isso este encontro se faz necessário”, disse a diretora.