Palmas-TO, 19 de abril de 2024

WebMail

Fapto disponibiliza apoio no gerenciamento de projetos para pesquisadores do HDT-UFT e UFNT

Atualizado em: 28/04/2023 15h10

Pesquisadores e técnicos do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT/Ebserh) e professores do curso de medicina da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) participaram nesta última quinta-feira, 27, do Workshop sobre Elaboração e Formatação de Projetos de Pesquisa promovido pela Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto). Com um bate-papo com os participantes, com diretor-geral da Fapto, Léo Araújo e o assessor institucional, José Guimarães Neto, abordaram como funciona o gerenciamento de projetos do ensino, pesquisa, extensão e inovação, na área da saúde, apoiados pela Fundação.

Na ocasião, o diretor geral da Fapto, Léo Araújo explicou as etapas necessárias para iniciar os projetos e captar recursos com o apoio da fundação, e do papel de cada envolvido no processo. “O coordenador do projeto é o gestor principal que vai conduzir o desenvolvimento da pesquisa e a Fapto se responsabiliza pela parte administrativa e financeira, com a obrigatoriedade de prestar contas de todos os recursos recebidos”, citou.

Araújo frisou que as duas instituições (HDT-UFT/Ebserh e UFNT) estão autorizadas, por meio de portarias para a execução de projetos com o apoio da Fapto. “É importante ressaltar que a fundação está regular perante todos os órgãos da administração pública, credenciada no CNPq, e vai prestar apoio nas negociações e elaboração do instrumento jurídico adequado, dar maior celeridade nas contratações e aquisições; possibilitar a concentração de tempo do pesquisador na execução do objeto, entre outras vantagens”, disse.

A gerente de ensino e pesquisa do HDT-UFT, Danielle Pereira Barros, lembrou que desde junho de 2022 foi aprovada norma de relacionamento entre a Ebserh e as Fundações de Apoio, e através deste processo a Fapto foi autorizada para atuar junto à Ebserh. “Acredito que seja bastante oportuna a parceria para a execução dos projetos de pesquisa, através da captação de recursos bem como o gerenciamento mais ágil e flexível, algo de extrema relevância estratégica ao garantir a facilidade na viabilização das pesquisas dentro do HU”, revelou a gerente.

Participaram ainda do encontro, o superintendente do HDT-UFT, Antonio Oliveira dos Santos Júnior, o vice-reitor da UFNT, Nataniel da Vera Cruz Araújo e o assessor institucional da Fapto, José Pereira Guimarães Neto.

Sobre a Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação. (com informações da Comunicação do HDT-UFT)