Palmas-TO, 19 de abril de 2024

WebMail

Representantes da Fapto visitam instituições apoiadas e parceiras na Agrotins 2023

Atualizado em: 18/05/2023 20h04

Gestores da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) tiram a tarde desta quinta-feira, 18, para visitar os estandes das instituições apoiadas e parceiras que estão expondo na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins).

A primeira parada foi no estande do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), onde o diretor-geral da Fapto, Léo Araújo, a diretora técnica Fernanda Fernandes e o assessor de captação de recursos, Osmundo Medrado, acompanharam algumas palestras e oficinas voltadas ao conhecimento científico.

Ainda na visita, os representantes da Fapto participaram da assinatura do termo de doação de um terreno em Lagoa da Confusão para o Projeto o Controla+ que trabalha a praticabilidade agronômica de agrotóxicos para fins de registro de novas moléculas junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O projeto Controla + é apoiado pela Fapto vem atuando na obtenção de patentes ou propriedades intelectuais relacionadas ao comportamento e/ou desempenho de agrotóxicos.

Na sequência, os gestores foram recebidos também pela equipe da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) que aproveitaram o momento para apresentar algumas atividades, entre palestras, minicursos, oficinas, tours tecnológicos e exposições, dos mais diversos assuntos que estão na programação da instituição de ensino superior. O reitor da Unitins, Augusto Resende, fez questão de acompanhar os técnicos da Fapto durante a passagem no estande.

Já no espaço reservado à Universidade Federal do Tocantins (UFT), Léo, Fernanda e Osmundo conheceram de perto algumas pesquisas e atividades na área de tecnologia e agronegócio que a universidade realiza.

Três laboratórios da UFT estão na Agrotins. O Laboratório de Pesquisa em Química Ambiental e de Biocombustíveis (Lapeq), presta serviço em análises químicas de água, alimentos e amostras ambientais; o Laboratório de Tecnologia de Alimentos, do curso de Nutrição e o Laboratório de Tecnologia de Carnes e Derivados.