Palmas-TO, 28 de março de 2024

WebMail

Fapto prestigia inauguração da UFT TV

Atualizado em: 23/05/2023 10h05

Representantes da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) participaram no final da tarde desta última segunda-feira, 22, da inaugura oficial  da UFT TV, emissora de televisão da Universidade Federal do Tocantins (UFT) afiliada à Rede Nacional de Comunicação Pública de Televisão - RNCPT. O evento histórico ocorreu no prédio da reitoria em Palmas e foi marcado por um importante avanço na disseminação do conhecimento e na promoção da cultura na região.

Com a criação da UFT TV, a UFT reafirma seu compromisso com a sociedade e busca fortalecer seu papel como agente transformador por meio da educação e da comunicação. A emissora será uma plataforma para a disseminação de conhecimentos, ideias e expressões culturais, além de proporcionar maior visibilidade aos projetos e pesquisas desenvolvidos na instituição.

A emissora será sintonizada no canal 2 da TV aberta, a UFT TV e oferecerá uma programação diversificada, pautada na divulgação de conteúdo de alta qualidade. Além disso, assim como a Rádio UFT FM, a nova emissora terá como essência a missão de produzir e compartilhar conteúdo com finalidade educativa, cultural, científica e informativa.

O processo de implantação da UFT TV teve início em 2020, com a assinatura do termo de concessão entre a UFT e a Empresa Brasil de Comunicação - EBC. Desde então, um incansável trabalho tem sido realizado para tornar esse sonho uma realidade, com o objetivo de democratizar ainda mais o acesso aos trabalhos desenvolvidos pela Universidade e pela comunidade local.

“Eu vejo a UFT TV como um grande instrumento de educação. Por meio da TV aberta poderemos levar conteúdos didáticos, programas educativos, conhecimento científico, entretenimento regional e tudo isso com a participação da comunidade acadêmica, por meio dos cursos e também da população tocantinense. É mais um avanço que a UFT conquista não só para a universidade, mas para toda a população”, comemorou Luís Eduardo Bovolato, reitor da UFT.

A cerimônia de inauguração contou também com a presença de autoridades acadêmicas, membros dos poderes executivo, legislativo e judiciário, além diversos outros representantes da sociedade local. Será um momento de celebração e reconhecimento do esforço conjunto para tornar a UFT TV uma realidade.

Sobre a UFT TV
A UFT TV é a emissora de televisão da Universidade Federal do Tocantins, afiliada à Empresa Brasil de Comunicação - EBC. Presente em mais 25 estados brasileiros, a TV Brasil começa a ser transmitida no Tocantins dia 22 de maio. Mais prático e rápido e em alta definição de imagem e qualidade de som digital, o sinal deve ser disponibilizado para Palmas e entorno, com expansão futura onde a Universidade se faz presente. A princípio a grade de programação deve ser nacional, mas editais públicos de inserções regionais devem ser lançados no segundo semestre.