Palmas-TO, 17 de junho de 2024

WebMail

Central QualiTOPAMA adia seminário técnico para agosto, na UFNT, em Araguaína

Atualizado em: 05/06/2024 15h13

A Central de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde, Fortalecimento e Organização da Rede de Saúde Interfederativa (Central QualiTOPAMA) adiou para o dia 21 de agosto de 2024, o seminário técnico “Saúde, Educação e Tecnologia na Amazônia Legal: os desafios e perspectivas nas fronteiras do Tocantins, Pará e Maranhão”, que seria realizado no dia 8 de junho. O evento continuará ocorrendo em Araguaína (TO), na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), das 8h às 18h. As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas pelo site: https://sites.uft.edu.br/plataformaevento/saude-educacao-e-tecnologia-na-amazonia

O evento é uma atividade gratuita da intervenção comunicacional com os resultados das intervenções educacionais, tecnológicas e de pesquisa científica promovidas pelo Projeto Central QualiTOPAMA, que é executado pela Universidade Federal do Tocantins, financiado pelo Ministério da Saúde e conta com apoio gerencial da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO). Os participantes receberão um certificado de 8 horas.

“O objetivo do evento é debater e propor ações para o fortalecimento da regionalização da saúde e a organização de redes interfederativas a partir do conhecimento dos desafios locais e regionais do Sistema Único de Saúde”, explicou o prof. Dr. Paulo Fernando de M. Martins, coordenador geral da Central QualiTOPAMA, que está vinculada ao Colegiado do Curso de Pedagogia do Campus de Palmas da UFT e ao Curso de Medicina da UFNT, com o apoio do Núcleo Interdisciplinar de Educação em Direitos Humanos – NIEDiH/UFT.


Programação

• 8h (credenciamento e entrega de material).

• 9h (abertura)

• 9h30min: Palestra “Os desafios da Saúde Coletiva na Amazônia Legal – Rede TOPAMA”, com o Prof. Dr. Helierson Gomes (UFNT) e a Prof. Dra. Renata Junqueira Pereira (UFT).

• 10h15min: Mesa de debate sobre “A gestão de projetos de pesquisa e extensão na área da Rede Interfederativa de Saúde TOPAMA”, com a participação do prof. Dr. Paulo Fernando de Melo Martins (UFT), da prof. Dra. Denise Capuzzo (UFT), da prof. Dra. Renata J. Pereira (UFT), do Dr. Rogério N. de Sousa (UFT) e de José Roberto de Andrade Oliveira (ACONE).

• 12h (almoço)

• 14h-16h: Grupo de Trabalho 1 – “Educação em Saúde: oficinas pedagógicas na afirmação da saúde enquanto direito de todos” (40 VAGAS).

• 14h-16h: Grupo de Trabalho 2 – “Os desafios da pesquisa científica e tecnológica na área de saúde” (80 VAGAS).

• Intervalo

• 16h30min-18h: Grupo de trabalho 3 – “A Pesquisa Diagnóstica Situacional na Rede TOPAMA” (40 VAGAS).

• 16h30min-18h: Grupo de trabalho 4 – “Educação, Saúde e Tecnologia na Rede TOPAMA: perspectivas para fortalecimento dos direitos humanos na Amazônia Legal” (40 VAGAS).

• 16h30min-18h: Grupo de trabalho 5 – “A Pesquisa Científica e a Qualificação dos Profissionais da Saúde: Gestão e Planejamento em Saúde Pública” (40 VAGAS).

   18h: Encerramento.