Palmas-TO, 17 de junho de 2024

WebMail

Local da futura sede do Canteiro Modelo de Conservação do Tocantins receberá obras de restauração

Atualizado em: 07/06/2024 17h22

Nesta sexta-feira, 07, mais um passo foi dado para instalação do Canteiro Modelo de Conservação do Tocantins, que será situado na cidade histórica de Porto Nacional. A visita dos representantes da superintendência do IPHAN no Tocantins, da Prefeitura de Porto Nacional, dos pesquisadores do Projeto de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT) responsável pela implantação do Canteiro Modelo e dos técnicos da empresa contratada para as obras realizaram visita de reconhecimento no local da futura sede do projeto localizada no Centro Histórico de Porto Nacional.

Serão realizadas obras de adequação do espaço para o recebimento das atividades do projeto, bem como de outros projetos e ações em benefício da comunidade. De acordo com o coordenador do projeto, professor Bruno Carrilho, a sociedade portuense ganhará mais um espaço para atividades culturais e educacionais onde anteriormente havia um prédio abandonado.

A superintendente do IPHAN, Cejane Pacini Leal Muniz, explica que o canteiro modelo de conservação do Tocantins é um projeto de extensão da UFT, financiado pelo IPHAN, Convênio entre a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), para operacionalização, gerenciamento e logística do Projeto, que tem recurso oriundo do Termo de Execução Descentralizada TED 03/2023. “O Canteiro Modelo tem como proposta promover ações de conservação do patrimônio cultural, com ênfase na prestação de assistência técnica à comunidade local”, lembra Cejane.