Palmas-TO, 27 de abril de 2024

WebMail

Residência Agrícola: Projetos desenvolvidos com os residentes ajudam a minimizar impactos ao meio ambiente

Atualizado em: 10/01/2022 08h56

Professores da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), situada no Campus de Araguaína, já colhem bons frutos do trabalho desenvolvido através da Residência Agrícola implantada em 2021, com a parceria da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto). Com a qualificação técnica, supervisionada e orientada que os estudantes e recém-egressos dos dois cursos recebem durante a residência eles vêm implementando projetos com o uso de tecnologias que ajudam a minimizar os impactos da pecuária de corte ao meio ambiente, além de dar apoio em várias ações dos demais segmentos da cadeia produtiva da carne (indústria, distribuição e comercialização).

Para o professor e coordenador do projeto “Do Campus para o Campo”, Dr José Neuman Miranda Neiva, a implantação das Residências Agrícolas ajudou a preencher a maior lacuna em termos de formação profissional para o Agronegócio brasileiro. “As atuais normas que regem os estágios não obrigatórios no ensino superior brasileiro estão provocando um grande distanciamento dos recém-formados nas ciências agrárias da realidade de toda a cadeia produtiva”, observou o coordenador.

De acordo com o professor José Neuman, através das metodologias do projeto “Do Campus para o Campo”, os residentes tiveram a oportunidade de atuar desde a indústria de ração até propriedade rural, ou seja, na ponta do sistema produtivo. “Alguns também atuaram na área comercial, uma área que emprega bastante zootecnistas. Essa diversificação na formação profissional que mostra ao profissional outras áreas de atuação contribui bastante na assistência técnica nas propriedades rurais e fixando mais especialistas no mercado de trabalho”, destacou o coordenador.

Divulgação das pesquisas

Para tentar atingir um maior público, a equipe que coordena o projeto “Do Campus do Campo” criou o canal Agroverdades, no youtube que, atualmente, conta com 17,8 mil seguidores e registrou mais de 300 mil visualizações dos 96 vídeos produzidos. “O canal Agroverdades tem grande aceitação dos produtores e, frequentemente, é solicitado a esclarecer dúvidas acerca do agronegócio como uso de alimentos transgênicos, aquecimento global, uso de defensivos agrícolas, dentre outros assuntos”, relata o professor Dr. José Neuman.

Neuman conta ainda que atualmente o canal Agroverdades tem focado na produção de vídeos de difusão tecnológica para fazer chegar até o meio produtivo as pesquisas desenvolvidas pelos professores e residentes da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFT. “Esperamos consolidar neste ano as ações que foram realizadas em 2021. Com a possibilidade do retorno presencial dos professores nas unidades, acreditamos que conseguiremos colocar em prática nas propriedades as pesquisas que são feitas dentro da universidade. Então, a ideia é consolidar o que já foi feito e buscar levar mais tecnologias ao produtor rural”, pontuou Neuman.