Palmas-TO, 26 de abril de 2024

WebMail

Unitins divulga programação da Semana Integrada 2022/1

Atualizado em: 01/02/2022 10h08

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) inicia as atividades do semestre letivo 2022/1 nesta terça-feira, 1º de fevereiro, e como já é tradição, no início de cada semestre acontece a Semana Integrada, com programação especial para toda a comunidade acadêmica. O evento acontece nos dias 01º e 02 de fevereiro de forma virtual, com transmissões via YouTube e Google Meet, oferecendo uma vasta programação. A programação da instituição conta com o apoio da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto).  As aulas seguem no formato remoto no período de 01º a 13 de fevereiro e a retomada presencial das atividades em todos os câmpus acontecerá no dia 14 de fevereiro.

Segundo os organizadores, a Semana Integrada 2022/1 será um momento de alinhamento institucional e preparação para as demandas do ano letivo. “Costumamos dizer que é a oportunidade de organizar internamente nossos processos para bem desenvolver nossas atividades”, declara a professora doutora Arlenes Spada, diretora de Desenvolvimento e Pesquisa Institucional. Neste ano, segundo ela, o desafio maior é a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2023/2027).

“Deseja-se um PDI arrojado, dinâmico, atento ao que aprendemos nos últimos tempos, focado nas necessidades observadas em cada um dos cinco câmpus, em suas comunidades e suas regiões, além de incorporar as inovações que o mercado de trabalho tem requisitado dos nossos alunos”, defende a professora, que recomenda que para isso será necessário “compreendermos onde queremos chegar e envidar esforços para alcançar esse objetivo”. Arlenes enfatiza que a Semana Integrada marca o início desse planejamento e desse trabalho colaborativo, em que toda a comunidade acadêmica é convidada a refletir qual Unitins deseja para os próximos cinco anos.

Para a professora Luzinete Moreira de Oliveira, coordenadora de Formação Continuada da Unitins, a Semana Integrada 2022/1, pontua o início do planejamento estratégico, materializado no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), uma construção coletiva que resultará da análise e das reflexões acerca do papel da Unitins enquanto uma universidade que chama para si a responsabilidade de impulsionar o desenvolvimento regional, impactando positivamente a comunidade tocantinense.

“Em nossos encontros semestrais reservamos momentos para renovar ou atualizar as práticas e conhecimentos pedagógicos por meio de capacitação; planejar o semestre; socializar procedimentos e orientações; compartilhar experiências, dentre outras atividades relacionadas ao desenvolvimento de habilidades e competências”, explica a professora, convidando a todos para participar deste momento de reflexão e integração.

O reitor Augusto Rezende destaca que a Semana Integrada reúne todos os docentes, coordenadores, equipe de técnicos administrativos que apoiam a academia para discutir e planejar o semestre letivo de 2022/1, além das discussões do novo PDI, que vai envolver toda a comunidade acadêmica. “Tenho certeza que será um ótimo semestre letivo, com grandes conquistas. A matrícula foi muito boa, tanto dos calouros, quanto a rematrícula dos veteranos, o que mostra mais uma vez, que teremos um semestre de sala cheia, o que valida a credibilidade da Unitins para o desenvolvimento do Tocantins e toda a região Norte de país”, conclui.

Para mais informações sobre o evento, clique aqui! (Com informações da Comunicação da Unitins)