Palmas-TO, 26 de abril de 2024

WebMail

Fapto alerta para a importância da doação de sangue

Atualizado em: 17/02/2022 09h45

Os bancos de sangue da Capital foram afetados com a queda nas doações por causa da pandemia e os estoques nos hemocentros seguem em baixa, conforme divulgado pela rede de saúde do Estado. A situação é uma preocupação e a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) reforça a importância da doação de sangue no momento em que os Hemocentros estão com escassez de sangue e a demanda por sangue não parou.

O coordenador de Tecnologia da Informação (TI) da Fapto, Oziel Ferreira Sousa, 35 anos, é voluntário do Banco de Sangue desde 2008, e conta como é simples e gratificante ajudar pessoas que necessitam de transfusão. “Quando doamos sangue, fornecemos um produto essencial para a sobrevivência de uma outra pessoa, mesmo sem saber quem ela é. Em algumas situações de saúde, a transfusão é inevitável, portanto é essencial que haja sangue no estoque. São variadas as situações em que uma pessoa necessita de sangue. Entre as mais conhecidas, posso citar as cirurgias de grande porte, transfusão para pacientes com doenças crônicas e após acidentes graves”, lembra o profissional que também é doador de plaquetas.

A doação de sangue é um ato voluntário que pode ajudar a salvar muitas vidas. Em cada doação, uma pessoa doa, no máximo, 450 ml de sangue e essa única doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. Vale destacar que, em cerca de um dia, o organismo já repõe a quantidade de sangue que foi retirada na doação. Além disso, doar sangue é um ato seguro e todos os materiais usados no procedimento são descartáveis. Desse modo, não há riscos do doador ser contaminado.

Se você está entre os que reúnem as condições necessárias para se tornar um doador e quer prestar este ato de solidariedade e cidadania, procure uma das unidades de coleta da rede que o Hemocentro mantém em várias regiões do Estado.

Requisitos para doação de sangue

Idade entre 16 e 69 anos. Menores de idade devem possuir autorização do responsável e pessoas entre 60 e 69 anos só podem doar se já forem doadores frequentes.
Pesar no mínimo 50 kg.
Estar bem alimentado, porém se a doação for feita após o almoço aguardar 2 horas.
Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial.