Palmas-TO, 27 de abril de 2024

WebMail

Com apoio da Fapto, UMA promoverá Projeto de Educação Financeira para Idosos

Atualizado em: 10/10/2023 08h53

A Universidade da Maturidade (UMA), da Universidade Federal do Tocantins (UFT) foi contemplada com patrocínio do Itaú Unibanco SA para desenvolver o projeto que vai trabalhar Educação Financeira para Idosos. Para execução serão investidos recursos no valor de R$50 mil, que será gerenciado por meio da parceria com a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto).

De acordo com o coordenador da UMA, professor Dr. Luiz Sinésio Neto, as atividades serão desenvolvidas em duas etapas. A primeira, que vai realizar o diagnóstico situacional da realidade financeira, terá como metodologia a integração entre os netos os acadêmicos da UMA de Palmas para promover o planejamento, autodisciplina e controle do orçamento doméstico e comportamento financeiro saudável. “A proposta vai permitir aos participantes a compreensão sobre a importância do planejamento financeiro para a promoção do comportamento financeiro saudável aos idosos”, citou o coordenador.

Na segunda etapa será feito o perfil socioeconômico dos participantes; o diagnóstico situacional de alfabetização financeira dos idosos; a elaboração e promoção de oficinas e do material didático de educação financeira com abordagem intergeracional e, posteriormente, a identificação do impacto das oficinas no comportamento do grupo envolvido no projeto.

O professor Luiz Sinésio explica ainda, que, ao fim do projeto, será realizada pela equipe técnica uma avaliação e organizado um workshop para compartilhar os conhecimentos obtidos durante a execução das atividades. “A intenção é saber se a aplicação dos conhecimentos por meio das oficinas poderão provocar as mudanças desejadas e a atingir os seus objetivos, e verificar se estas mudanças podem ser de curto, médio ou longo prazo”, ressaltou.

Como produto final, a UMA entregará um ebook com os resultados e a metodologia desenvolvida ao longo das ações para que possa ser reaplicada não só em outros polos da Universidade da Maturidade, mas em outras realidades que quiserem aproximar diferentes gerações para cultivar a cidadania financeira.