Palmas-TO, 27 de abril de 2024

WebMail

Gestão das Fundações de Apoio é debatida durante o 6º Congresso Nacional do Confies

Atualizado em: 01/12/2023 09h48

Durante três dias de programação do 6º Congresso Nacional do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies), que vem sendo realizado, em Brasília, representantes da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) estão participando de grande parte da programação do evento.

Estiveram presentes nas conferências, mesas-redondas e nos fóruns, além de algumas oficinas temáticas sobre processos de gestão/administração que estimulam parcerias e intercâmbio de ideias entre as entidades.

A diretora técnica da Fapto, Fernanda Fernandes, conta que os temas debatidos no Congresso estão agregando novos conhecimentos para a equipe da Fundação. “Foi possível perceber em vários momentos, que a Fapto está bem alinhada com as demais fundações de todo o país. Todas estão trabalhando na mesma direção. Outro ponto que destaco, foi sobre ouvir o posicionamento do Tribunal de Contas da União (TCU) e também da Advocacia Geral da União (AGU) sobre a relação com as fundações de apoio”, comenta a diretora reforçando que o evento tem sido muito enriquecedor.

Para o diretor-geral da Fapto, Léo Araújo, além da rica programação, o grupo da Fapto está aproveitando o momento para ampliar o networking com outras fundações, instituições de ensino e órgãos públicos. “Dias intensos e de muito aprendizado. Aqui, tivemos como acompanhar um pouco do trabalho que outras fundações estão desenvolvendo e compartilhar o que a Fapto vem implementando no Tocantins. Voltaremos para Palmas com a cabeça cheia de novas ideias e possibilidades”, revelou Araújo reforçando as boas práticas de Gestão das Fundações de Apoio que foram repassadas no decorrer das atividades do Congresso.

Dentre os colaboradores da Fapto que estão participando do Congresso estão além do diretor-geral, Léo Araújo, a diretora técnica, Fernanda Fernandes, a gerente executiva, Priscila de Oliveira, e o assessor institucional, José Guimarães Neto, também compõem o grupo.