Palmas-TO, 29 de abril de 2024

WebMail

InovaFapto: Centro de Inovação vai impulsionar o empreendedorismo e desenvolvimento regional do Tocantins

Atualizado em: 04/04/2024 08h51

O Tocantins ganhou um espaço moderno destinado a revolucionar o cenário da inovação e do empreendedorismo em toda a região norte do país. O InovaFapto - Centro de Inovação foi inaugurado oficialmente na tarde desta quarta-feira, 03, com a presença do vice-governador, Laurez Moreira, do diretor de desenvolvimento científico e tecnológico da Finep, Carlos Alberto Aragão, autoridades locais, representantes das instituições de ensino, pesquisadores, acadêmicos, empresários e membros da comunidade.

O InovaFapto que será gerido pela Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) já se apresenta como um marco significativo para a região, oferecendo impulso para o desenvolvimento econômico e tecnológico local. Localizado na sede da Fapto, situado no Orla 14, próximo a Praia da Graciosa, em Palmas, o Centro de Inovação surge como um espaço para transformar a região em um polo de excelência em pesquisa, desenvolvimento e empreendedorismo.

Em sua fala durante a inauguração, o diretor-geral da Fapto, Léo Araújo, saudou os presentes e aproveitou para falar sobre o apoio que o Centro irá ofertar para a criação de novos negócios, desenvolvendo produtos, serviços e processos inovadores. “Com um recurso total de cerca de R$ 4,5 milhões, teremos a possibilidade de investir em pesquisa e desenvolvimento e inovação, conquistando assim novos mercados. Temos aqui, uma infraestrutura moderna e equipamentos de ponta, com potencial para atrair talentos e promover a inovação em diversas áreas, desde tecnologia da informação até biotecnologia”, citou o gestor aproveitando o momento para destacar o investimento que o Governo Federal através da Finep concedeu para a implantação do Centro.

Durante a cerimônia de inauguração, autoridades ainda destacaram a importância estratégica do Centro de Inovação para o desenvolvimento regional, ressaltando seu potencial para impulsionar a economia local, gerar empregos qualificados e atrair investimentos para a região. “Hoje é um dia de celebração para o estado do Tocantins, pois estamos diante de um grande investimento que permitirá que o estado avance na promoção da pesquisa científica e do conhecimento em diversas áreas. Com a implantação do Centro de Inovação, que será referência para o norte do país, o estado dá um grande passo em direção ao futuro, consolidando-se como um polo de inovação e empreendedorismo. Espera-se que esse empreendimento não apenas transforme a economia da região, mas também inspire outros segmentos a investirem em tecnologia e inovação pensando, é claro, no desenvolvimento sustentável”, pontuou o diretor da Finep, Carlos Alberto Aragão, elogiando as instalações do Inova e também toda a equipe técnica.

O vice-governador Laurez Moreira, que na oportunidade representou o governador Wanderlei Barbosa, reforçou em seu discurso a satisfação em prestigiar e ser parceiro de um projeto inovador como o Centro de Inovação. “Estamos diante de um espaço inovador destinado a estimular o empreendedorismo, a tecnologia e o desenvolvimento econômico com o olhar para a inovação. Temos a convicção que este instrumento vai potencializar o ecossistema da nossa região que é extremamente rico e irá fortalecer a pesquisa e ciência do nosso Estado”, enfatiza.

Empresários locais também expressaram entusiasmo com as oportunidades que o Centro de Inovação trará, destacando a possibilidade de desenvolver novos produtos e serviços, expandir mercados e fortalecer a competitividade das empresas da região.

O Centro de Inovação abrigará laboratórios de última geração, espaços de coworking, salas de reuniões e áreas de eventos, criando um ambiente propício para a colaboração entre empresas, instituições de pesquisa e startups.