Palmas-TO, 20 de maio de 2024

WebMail

UFNT promove 10ª Jornada Universitária da Reforma Agrária (Jura) em Tocantinópolis

Atualizado em: 09/05/2024 15h26

Começou nesta última quarta-feira, 08 e segue até o dia 10 de maio deste ano, a 10ª Jornada Universitária da Reforma Agrária (Jura) do curso de Licenciatura em Educação do Campo - Artes em parceria com o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Terra do Tocantins (MST-TO). O evento é uma realização da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Campus Tocantinópolis.

De acordo com um dos organizadores da Jornada, Leandro Lente de Andrade, o JURA é uma programação que compõe parte das ações do Projeto de Atividades do Tempo Comunidade, cujo o recurso tem origem do Ministério da Educação (MEC), no qual a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) está sendo gerido por meio do Programa Floresça (PROEX/UFNT).

Este ano, a jornada está na sua décima edição e com ela o curso de Licenciatura em Educação do Campo comemora os 10 anos e também os 40 anos do maior movimento popular da América Latina - o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

“Por aqui são dias bastante festivos para celebrar a educação, a arte, a luta e a resistência dos povos do campo das águas e das florestas. A programação contará com apresentações artísticas, sarau, oficinas e círculos de diálogos, cujos participantes envolvidos são representantes dos movimentos sociais, dos povos indígenas, egressos do curso, artistas populares da região e professores do norte do Tocantins e estados adjacentes ao Bico do Papagaio, que compõem os estados do Maranhão e Pará”, explica o coordenador.

Professor Leandro conta ainda que o tema do evento continua sendo sobre a luta pelo direito básico do acesso à terra, trazendo a permanente e relevante discussão para a população da região. “Enquanto o Brasil não estabelecer uma sólida política pública de distribuição do seu território para a classe trabalhadora camponesa, as lutas não param”, avalia.