Palmas-TO, 25 de abril de 2024

WebMail

Universidade da Maturidade conduzirá o primeiro Concurso Literário do país relacionado à pessoa idosa

Atualizado em: 14/09/2022 12h40

O Tocantins vai promover o primeiro concurso literário do país voltado ao tema da pessoa idosa. A publicação dos editais para o Concurso que será conduzido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) por meio da Universidade da Maturidade (UMA) em parceria com a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) foi publicada nesta última terça-feira, 13, no Diário Oficial da União (DOU). Na publicação, foram divulgados os Editais dos Prêmios Literários, que vão selecionar redações e crônicas com o tema “O papel da pessoa idosa no século XXI”.

O concurso é destinado aos estudantes do ensino fundamental de escolas públicas de todo o país e pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Os interessados têm até o dia 28 de outubro deste ano para se inscrever e participar do Concurso. A inscrição pode ser feita através destes links Alunos e Idosos

Categorias
O edital nº1 – Concurso de Redação é direcionado aos estudantes da rede pública de ensino e tem como finalidade conhecer como os jovens brasileiros enxergam e interagem com as pessoas idosas e despertar, neles, a conscientização de que o envelhecimento é um caminho natural para todos. Já o edital nº2 – Concurso de Crônicas, dirigido a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, visa incentivar a produção literária desse público e contribuir para o envelhecimento ativo e saudável.

Premiação
A premiação, para ambos os concursos, varia de R$2 mil a R$8 mil por obra literária, dependendo da colocação conquistada. Serão premiadas as 25 melhores redações bem como as 25 melhores crônicas e, além do valor em dinheiro, os autores serão convidados para participar pessoalmente da cerimônia de premiação em Brasília (DF), a ser realizada após o período eleitoral.

Iniciativa
A iniciativa dos prêmios literários pretende celebrar a década de 2021 a 2030, instituída como “Década do Envelhecimento Saudável”, conforme declarado na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). Diversas iniciativas serão realizadas, como parte da Década, para mudar a forma como pensamos, sentimos e agimos em relação à idade e ao envelhecimento; facilitar a capacidade das pessoas idosas de participar e de contribuir com a comunidade e a sociedade; prestar atenção integrada e serviços de saúde primários que atendam às necessidades do indivíduo; e prover acesso aos cuidados de longa duração para pessoas idosas que deles necessitem.

De acordo com o secretário nacional da SNDPI, Antônio Costa, o concurso promove a diversidade de olhares em relação ao assunto. “A proposta aproxima de maneira especial jovens e pessoas idosas. Será interessante observar a perspectiva da juventude em relação ao envelhecimento e às pessoas idosas. Na mesma proporção, será importante ver como a população idosa se enxerga em sociedade. Esperamos resultados importantes com esse concurso”, diz.

A secretária nacional da Juventude, Luana Machado, incentiva a participação dos estudantes no concurso. “Esperamos despertar nos jovens a curiosidade em participar. É uma ótima oportunidade de aproximação entre gerações. Se o objetivo de conscientizá-los de que o envelhecimento é um caminho natural para ser alcançado, a proposta do concurso terá redações surpreendentes”, avalia.

O Concurso é uma promoção do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, por intermédio da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNDPI/MMFDH), e pela Universidade da Maturidade da UFT com o apoio da Fapto.